A Serra do Espírito Santo é um lugar de extraordinária beleza, que vem atraindo cada vez mais turistas, especialmente aqueles apaixonados pelo ecoturismo. Considerada uma das paisagens mais impressionantes da região, a Serra do Espírito Santo fica localizada bem ao lado das Dunas do Jalapão, em Mateiros, no Tocantins.
A configuração geográfica do local faz com que a ação dos ventos provoquem erosão nos imensos platôs de arenito, depositando a areia sempre no mesmo lugar. O resultado é um fenômeno único em nosso país, que oferece aos visitantes uma vista de tirar o fôlego – literalmente.
Serra do Espírito Santo: a trilha para visitar o Mirante
Para conferir toda a beleza da Serra do Espírito Santo de cima, é preciso investir tempo e disposição em uma trilha que não é nada fácil. São cerca de 7 km de caminhada, considerando a ida e a volta, em um trajeto íngreme, bastante difícil, cheio de pedras soltas, que requer um bom preparo físico e muita atenção para evitar acidentes.
Uma das opções para quem deseja conquistar a trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo é iniciar o trajeto ainda durante a madrugada, para assistir ao mais belo nascer do sol da região. Para isso, é preciso levar água e lanches leves, além de estar calçado com um sapato fechado bastante confortável e resistente.
No trajeto, existem pontos de descanso com bancos. O tempo médio de caminhada é de cerca de 4 horas, podendo variar de acordo com o preparo físico de cada um e, claro, as pausas para registrar fotografias desse cenário mágico.
Quem não quiser acordar de madrugada, tem a opção de fazer a trilha para assistir ao por do sol no Mirante da Serra do Espírito Santo. Como o trajeto de volta será feito já no começo da noite, vale incluir uma lanterna entre os equipamentos necessários para o passeio. Pode ser a própria lanterna do celular ou, se preferir ficar com as mãos livres, uma daquelas lanternas de cabeça.
Serra do Espírito Santo, Dunas do Jalapão e outros passeios
Do alto do Mirante da Serra do Espírito Santo é possível avisar, também, as Dunas do Jalapão. Como dissemos anteriormente, elas são formadas pela erosão das rochas de arenito, cujo pó é depositado sempre no mesmo lugar. Quando a areia reflete os raios de sol, o visitante tem a certeza de que todo o esforço necessário para concluir a trilha foi válido. É possível, também, ver a Serra do Cinzeiro, com lindos riachos e lagos que tornam a paisagem ainda mais especial.
Além da trilha para o Mirante da Serra do Espírito Santo, o Jalapão oferece também a possibilidade de fazer canoagem pelo Rio Novo. Nos dias de calor forte, esse costuma ser um dos passeios mais procurados, pois além de ser refrescante é possível curtir a paisagem sob um ponto de vista único.
Quando visitar a Serra do Espírito Santo no Jalapão
O Jalapão é imenso, o que torna praticamente impossível conhecer tudo em uma única viagem. Ainda que seja possível visitar a região durante todo o ano, o período mais seco na região é compreendido entre os meses de maio e setembro. Com dias de céu azul e sem chuvas é possível aproveitar cada minuto. Mas, fique atento: o calor pode ser extremo, então mantenha-se protegido e muito hidratado para evitar problemas sérios de saúde.
Aliás, sobre o calor, vale a pena dizer que ele reina pleno no Jalapão durante o ano inteiro. O que muda, mesmo, é a quantidade de chuva. Nos meses de junho e julho as temperaturas podem baixar um pouco durante a noite.
Período de férias e feriados, como você já pode imaginar, fazem com que a Serra do Espírito Santo e o Jalapão como um todo fique bem mais cheio. Inclusive, vale a pena verificar com agências de turismo local se os atrativos e passeios que você quer fazer estarão em funcionamento na época da sua viagem.
Há, também, os períodos de queimadas, que fazem parte do processo anual de renovação do cerrado. Elas deixam uma névoa de fumaça no ar, e podem ser um incômodo para pessoas mais sensíveis.
Faça suas malas e aproveite ao máximo a Serra do Espírito Santo
Agora que você já sabe como funciona o passeio para a Serra do Espírito Santo, no Jalapão, e a subida da Trilha do Mirante, está pronto para iniciar o planejamento financeiro da sua viagem e organizar suas malas.
Aliás, assim como acontece quando viajamos para a praia, a organização de uma mala de viagem para um passeio como esse pode ser um tanto diferente. Não deixe de colocar calçados e roupas leves e confortáveis para enfrentar o calor e longas horas de caminhada, além de ter sempre com você protetor solar e repelente.
Comentar