O que não pode faltar na mala de viagem para praia? Mesmo os viajantes mais experientes às vezes podem esquecer um ou outro item, então um checklist pode ajudar a fazer as malas de maneira prática e bastante organizada.
Neste artigo, vamos falar de itens variados como roupas, artigos de higiene pessoal, produtos específicos para o uso na praia e até medicamentos para ter em uma bolsinha de primeiros socorros. Vale dizer que essas dicas também se aplicam caso você vá passar as férias ou feriado em algum lugar com piscina. Vamos começar?
O que não pode faltar na mala de viagem para praia: roupas e calçados
Uma viagem para o litoral costuma ter como objetivo principal curtir o sol, o mar, a brisa e aquela sensação de liberdade que somente os dias de verão são capazes de nos proporcionar. Para aproveitar tudo isso com o máximo de conforto, é fundamental escolher as roupas e calçados adequadamente.
Considere itens leves e versáteis, que possam ser combinados entre si e usados tanto para tomar o café da manhã em um local simples, quanto para jantar em um lugar legal e mais descolado à noite.
Naturalmente, a quantidade de roupa vai variar de acordo com a duração da viagem. Para não exagerar e viajar o mais leve possível, prefira as partes de baixo que possam ser repetidas, como shorts, bermudas, saias e calças. Outra dica é pensar nas combinações antes mesmo de sair de casa, levando no máximo um ou dois itens de reserva para não exagerar.
blusas e camisetas de algodão e do tipo dry fit, que secam rápido e podem ser lavadas com facilidade;
vestidos e saias;
shorts e bermudas;
biquínis, maiôs e sungas;
roupas íntimas;
pijama;
sandálias, chinelos e um par de tênis (não esqueça as meias!).
Dica bônus: não deixe de incluir um par de calças e um casaco na mala, para se prevenir caso esfrie ou chova em algum momento.
O que não pode faltar na mala de viagem para praia: itens para usar na praia
É fácil esquecer dos problemas diante de um mar cristalino e de uma areia branquinha, não é? Mas, acredite, você não quer que esses dias de sonho se transformem em pesadelo porque sua pele ficou queimada demais e agora você está vermelho e ardendo como um pimentão.
Para evitar que isso aconteça, você pode preparar uma bolsinha com os itens que serão usados diretamente na praia, deixando tudo junto para não esquecer de nada. Veja só nossa lista:
protetor solar para corpo, rosto e lábios;
óculos de sol;
chapéu ou boné;
canga e toalha;
saída de praia;
pente ou escova de cabelo.
Dica bônus: dependendo do lugar onde você for, o que não pode faltar na mala de viagem para praia é um bom repelente . E, caso esteja acompanhado por crianças, não esqueça de colocar os itens de uso específico delas, como brinquedos, boias e coletes salva-vidas.
O que não pode faltar na mala de viagem para praia: produtos de higiene pessoal
Mesmo que o local onde você vá se hospedar ofereça itens de higiene básicos, como aqueles vidrinhos pequenos de shampoo e condicionador, não deixe de organizar uma nécessaire com seus itens de uso diário, e outros específicos para o pós praia. Confira:
escova, pasta de dentes e fio dental;
shampoo, condicionador e creme para o cabelo;
sabonete;
hidratante para a pele e os lábios;
gel pós sol;
desodorante;
pente ou escova de cabelo;
absorventes íntimos;
repelente.
Dica bônus: caso você faça uso, pode levar também uma bolsinha com maquiagem, perfume e joias. Lembre-se apenas de não exagerar, considerando que o ambiente de praia costuma pedir por combinações mais leves, descontraídas e naturais.
O que não pode faltar na mala de viagem para praia: medicamentos de emergência
Se você faz uso diário de medicamentos, já sabe que não pode deixar de incluí-los na sua mala, certo? Mas, além disso, é sempre bom se precaver e levar remédios para aquelas situações chatas e inconvenientes, mas que podem acontecer com qualquer um. Por isso, monte uma bolsinha incluindo remédios para:
dores de cabeça e musculares;
enjoo;
alergia;
febre;
cólicas e diarreia;
azia e má digestão.
Dica bônus: para saber a quantidade adequada, considere o número de dias da viagem e acrescente dois. Assim você estará coberto caso haja algum imprevisto e seu retorno para casa demore mais do que o esperado, ou caso tenha dificuldade de encontrar o medicamento nas farmácias locais.
Atenção: não esqueça de verificar a dosagem e o modo de uso adequado para cada remédio junto ao médico que faz seu acompanhamento antes da viagem. Isso é especialmente importante no caso das crianças, pois em uma situação imprevista tendemos a ficar nervosos. Sendo assim, já ter essas informações de antemão pode ajudar a lidar com a situação da melhor maneira possível.
O que não pode faltar na mala de viagem para praia: primeiros socorros
É melhor levar uma bolsa de primeiros socorros na mala e não precisar usá-la, do que precisar e não ter. Pensando nisso, veja a lista de itens que você deve incluir na sua:
antisséptico;
soro fisiológico;
álcool 70% ou álcool em gel;
lenço umedecido;
gaze;
algodão;
esparadrapo;
atadura;
cotonetes;
tesoura sem ponta;
luvas descartáveis;
bolsinha de gel para congelar ou aquecer.
Dica bônus: apesar de serem itens facilmente encontrados em farmácias, o ideal é que você já saia de casa com sua bolsinha de primeiros socorros pronta. Não esqueça também de que ela deve ficar junto com você, em um lugar que possa ser facilmente acessada se for necessário. Caso vá viajar de avião, verifique com antecedência o que pode levar na mala de mão, para não ter problemas na hora do embarque.
Pronto! Agora que você já conhece o que não pode faltar na mala de viagem para praia, pode embarcar tranquilo, sabendo que está preparado e pronto para curtir os melhores momentos ao lado de quem você ama. Boa praia!
Comentar