Se você costuma sair do Brasil, precisa saber como proteger a mala em viagens internacionais. Isso porque, situações como danificação de pertences ou extravio de bagagem rendem muita dor de cabeça, especialmente quando ocorrem fora do seu país.
Imagine só, perder o que poderia ser uma experiência incrível por não colocar a segurança dos seus itens como prioridade? Obviamente, você não deseja isso. E nós também não, acredite!
Pensando em evitar esse tipo de transtorno, neste conteúdo, você vai aprender alguns cuidados fundamentais com a sua mala. Começando em casa e terminando na hora de despachá-la no guichê do aeroporto.
Sumário
Todas as sugestões deixadas aqui, tem como finalidade lhe ajudar a preservar a sua bagagem por completo, desde a mala, até os itens dentro dela. Inclusive, você também saberá o que fazer em caso de transtornos. Esperamos que não aconteça, é claro!
Continue a leitura e aprenda como proteger a mala em viagens internacionais!
Leia também: 10 melhores marcas de Malas de Viagem para comprar sem medo
Como proteger a mala em viagens internacionais? Conheça 7 maneiras!
Proteger a mala em viagens internacionais não diz respeito somente a um possível extravio, mas também a preservação dos seus itens. Afinal, de nada adianta ter a bagagem ao desembarcar do avião e seus pertences terem sido avariados, concorda?
A situação é ainda pior quando se trata de voos internacionais. Isso porque, tudo que fazemos fora do nosso país, demanda mais tempo e menor conhecimento. Portanto, a seguir, você conhecerá 7 maneiras de como proteger a mala em viagens internacionais.
Leia também: Mala no aeroporto: 10 dicas para evitar dores de cabeça
1. Identifique a sua mala
A nossa primeira dica quando o assunto é como proteger a mala em viagens internacionais é fazer a identificação da sua bagagem. Isso é importante por dois principais motivos.
Primeiro, em um aeroporto pode haver malas semelhantes, a identificação ajuda a não se confundir. Segundo, com uma identificação precisa, ou seja, nome, telefone e outros dados, a mala pode ser devolvida em caso de engano com maior agilidade.
Além disso, tudo que nos pertence, precisa ser identificado, não é mesmo? Assim, os nossos dados podem ajudar a evitar possíveis transtornos.
2. Proteja a sua mala com cadeado
Proteger a mala com cadeado é uma das principais dicas para evitar furtos durante as viagens internacionais. Inclusive, é possível optar por cadeados com chave ou com segredos numéricos, o que você considera mais seguro.
Algumas malas já vêm com cadeado, outras com sistema de segredo acoplado. Ou seja, quando já possui proteção própria contra violações. No entanto, se não for o caso da sua, você pode encontrar cadeados compatíveis em lojas ou chaveiros.
3. Aposte nas tecnologias de rastreamento
Além dos cadeados, hoje é possível apostar nas tecnologias de rastreamento. Ou seja, já existem chaveiros e tags usados em conjunto com dispositivos móveis – conectados ou não na internet – que mostram a localização da sua mala.
As marcas Samsung e Apple, por exemplo, oferecem opções de tag para localizar objetos, como bagagens, mochilas e chaves. No entanto, é importante mencionar que cada tag dispõe de sua própria configuração e ativação. Inclusive, é fundamental conferir a compatibilidade com o seu dispositivo móvel.
4. Faça um registro da sua mala e itens pessoais
Seja foto, vídeo ou simplesmente uma lista escrita, é sempre importante registrar tudo que tem dentro da sua mala. Isso porque, em caso de extravios, uma prova pode ser necessária para comprovar que você é o dono da mala.
Obviamente, fotos e vídeos da parte interna da bagagem tem um peso muito maior que as listas. No entanto, na hora de citar os itens, ela pode ser mais útil que os demais registros. Inclusive, se o problema for a falta de apenas um objeto, você pode usar a listagem para ter a certeza do furto.
5. Invista em malas com material resistente
Além das proteções e registros, o ideal é que você invista em malas com material resistente. Isso porque, nem sempre as bagagens são tratadas com cuidado na hora do despacho no aeroporto. Assim, quanto mais qualidade, menor o risco de danificação e avaria dos itens internos.
Normalmente, as malas fabricadas com polipropileno ou policarbonato protegem os pertences com mais efetividade. Já as opções com tecidos acabam rasgando mais facilmente durante o manuseio.
No entanto, se você prefere as malas de tecido, também pode apostar em uma capa apropriada para a proteção dos itens. Falaremos a seguir sobre isso em detalhes!
Leia também: Melhores Malas de Viagem para comprar [Guia Completo]
6. Use uma capa apropriada ou plastifique a sua mala
Como dito acima, usar uma capa apropriada ou plastificar a sua mala é uma boa alternativa para a proteção dos itens internos. Contudo, é necessário escolher com cuidado para que o material seja resistente e ideal para o modelo da mala.
Além de ajudar a proteger os seus pertences, a mala quando está com capa ou plastificada se diferencia das demais no aeroporto. Assim, as chances de ocorrer enganos são ainda menores.
Leia também: Envelopar mala de viagem vale a pena? Quanto custa para embalar a bagagem no aeroporto?
7. Tenha atenção a sua mala no aeroporto
Além de todas as dicas deixadas aqui, não poderíamos esquecer de mencionar o quanto você deve ter atenção a sua mala no aeroporto. Sabemos que a expectativa para viajar é grande e, por esta razão, é normal se distrair com as telas e conversas paralelas.
Entretanto, desviar a atenção é um perigo e tanto. Por isso, mantenha as suas bagagens por perto e não confie em ninguém para cuidar delas para você. Muitos casos de trocas de malas, ocorrem, justamente, pela desatenção. Assim, para saber como proteger a mala em viagens internacionais, é preciso, antes de tudo, estar atento a elas!
O que fazer em caso de roubos, extravios ou bagagens danificadas?
Mais do que saber como proteger a mala em viagens internacionais, você precisa saber o que fazer se tudo der errado, não é mesmo? Assim, ao identificar alguma ocorrência com a sua bagagem ou sofrer algum extravio, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa responsável.
A reclamação também pode ser feita diretamente na ANAC – órgão que regula a aviação civil. Após o registro, a empresa transportadora tem o prazo de resolução de até 7 dias se o voo for doméstico e 21 se for internacional.
Segundo a lei, caso a empresa não consiga solucionar o problema no prazo estipulado, deverá indenizar o passageiro. Contudo, com um prazo desse, é bem provável que a sua viagem seja impactada negativamente pelo transtorno. É exatamente isso que queremos evitar!
Leia também: Furto ou Extravio de Bagagem – Saiba o que fazer nessas horas
Entendeu como proteger a mala em viagens internacionais?
Esperamos que este conteúdo tenha lhe trazido informações pertinentes de como proteger a mala em viagens internacionais. É válido destacar que imprevistos podem acontecer, porém, o apoio da companhia em situações como furtos, extravios ou danificação é obrigatório.
Inclusive, como viajante, você também é um consumidor dos serviços oferecidos pela empresa em questão. Por esta razão, pode usar o Código de Defesa do Consumidor a seu favor. Assim, se a companhia não conseguir reparar o erro, deve indenizá-lo.
Contudo, sabemos que essa não é – nem de longe – a intenção de quem está se organizando para viajar, não é mesmo? Por isso, anote todas as nossas dicas de como proteger a mala em viagens internacionais e aproveite o seu voo sem transtornos!
Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou quiser contar a sua experiência para auxiliar outra pessoa, use o campo de comentários! Boa viagem e até a próxima!
Comentar