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Extravio de bagagem

Furto ou Extravio de Bagagem – Saiba o que fazer nessas horas

Já pensou você chegar ao seu destino de viagem e se dar conta que sua bagagem sumiu?

É uma situação no mínimo irritante, não é mesmo?

Afinal, suas roupas e pertences estavam nela e chegar em um lugar estranho só com a roupa do corpo não é nada agradável.

Infelizmente essa situação não é incomum, especialmente em aeroportos em que há uma grande concentração de pessoas. Você corre o perigo de sua bagagem ser extraviada por distração de funcionários da companhia aérea ou mesmo furtada por criminosos.

E agora, o que fazer?

Solicite o relatório de irregularidade de bagagem

A primeira coisa a fazer é comunicar a companhia aérea sobre o ocorrido, para isso você deve solicitar o RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem) ainda no aeroporto.

Se você não conseguir preencher o RIB, pode utilizar o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) via e-mail para documentar sua reclamação.

Segundo a ANAC o viajante tem 7 dias para reclamar sobre bagagens danificadas ou artigos furtados e 15 dias para malas extraviadas. Embora isso varie de acordo com o país de embarque.

Mas saiba que quanto mais rápido você comunicar a ocorrência, mais rápidas serão as providências da companhia, suas chances de reaver a mala e ser indenizado.

Agora se for caso de furto, além de solicitar o RIB, é recomendado que você faça um boletim de ocorrência em uma delegacia.

É importante lembrar que todas as reclamações devem ser documentadas e escritas, nunca serem feitas apenas de forma verbal, caso contrário será difícil reivindicar seus direitos.

Por isso se for necessário fazer pelo telefone, anote a data, horário, nome do funcionário e protocolo da reclamação.

Em caso de extravio, ajude a empresa a localizar sua mala

Dê as informações sobre sua bagagem da forma mais detalhada possível, se tiver fotos melhor ainda.

Caso tenha tido algum incidente ou atraso durante os voos relate à empresa.

Forneça sua localização durante a viagem, com todos os dados como roteiros, datas, endereço de hotéis, seu e-mail e telefones para facilitar o contato.

Malas perdidas no aeroporto

É importante pressionar a empresa a encontrar sua bagagem. Ligue de tempo em tempo para saber como anda o processo, se mostre presente, dessa forma poderá receber sua mala de volta mais rapidamente.

Se ela for encontrada a companhia deverá enviá-la a um endereço de sua escolha.

Compensação financeira

Se a companhia não encontrar sua bagagem no momento exija uma compensação financeira para comprar itens de primeira necessidade. Em viagens nacionais em geral o valor é de até R$ 490 e em viagens internacionais 150 dólares ou 100 euros.

Algumas empresas costumam oferecer nesses casos um kit de amenidades que contém alguns desses itens de primeira necessidade.

No entanto essas compensações só serão dadas se o cliente concordar em não reclamar mais.

Outra opção é esperar pelo reembolso após a viagem. Pois se a empresa não entregar a mala até 72 horas tem o dever de pagar um valor maior.

A companhia tem um prazo de 30 dias em voos nacionais e 21 dias em voos internacionais para entregá-la no endereço indicado pelo dono. Por outro lado companhias áreas de outros países podem exigir até 60 de prazo.

Soluções

Durante esse meio tempo para não ficar no prejuízo você pode acionar o seguro do cartão de crédito ou o seguro de viagem, caso tenha. Dessa forma você terá a certeza de que será reembolsado caso precise comprar algumas coisas de primeira necessidade.

Prefira se comunicar com a companhia aérea por e-mail para deixar todos os passos registrados. Salve todos os e-mails e comprovantes relacionados à situação.

Indenização

Se após o término do prazo sua bagagem não for encontrada a empresa deve pagar uma indenização. O valor é calculado de acordo com o peso da mala registrado no check-in.

De acordo com a Convenção de Montreal, da qual o Brasil é signatário, há um limite para indenização de bagagens extraviadas, sendo que o valor varia entre 20 e 30 dólares por quilo, o que significa que pode não pagar o valor de sua mala.

A ANAC, por outro lado, estabelece para as empresas nacionais o limite de 1.131 DES (Direito Especial de Saque) que equivale a pouco mais de R$ 5.550 por bagagem despachada. No entanto é difícil conseguir esse valor negociando diretamente com a companhia aérea.

Por isso é importante guardar o comprovante da bagagem que registra o peso e toda documentação relacionada à ocorrência.

Outra forma de se prevenir e comprovar o valor de sua mala é declarar antes do check-in os valores atribuídos à bagagem. Esse serviço é pago e muitas vezes não é barato, mas dá maior segurança.

Só que se você alegar que está faltando algo em sua bagagem, a empresa tem o direito de verificar o conteúdo para pagar a indenização.

Procure seus direitos

Caso a empresa não lhe ofereça uma indenização justa você pode recorrer ao Procon e a ANAC e registrar suas reclamações para poder entrar em um acordo melhor com a empresa. Se essa ação não der resultado procure a justiça.

No Juizado Especial Cível você não precisa contratar advogado e se sua causa for aceita pode receber até 40 salários mínimos por danos materiais e morais. Geralmente costuma demorar de um a dois anos para ver o resultado, no entanto se estiver com toda a documentação correta e ter feito todo o procedimento que mostramos há grandes chances de conseguir.

Dicas para evitar o problema

Agora que você já sabe como proceder em caso de furto ou extravio de bagagem, vamos mostrar algumas dicas para evitar esse problema.

Cuidados no aeroporto

Procure chegar pelo menos 3 horas antes do check-in, dessa forma você fará tudo com mais calma, dificultando a ocorrência de enganos e distrações.

Evite conexões de curta duração e evite conexões de diferentes empresas, pois pode haver falha de comunicação entre as equipes.

Fique atento à sua bagagem e evite deixá-la sozinha. Caso tenha que ir ao banheiro, peça para seu acompanhante vigiá-la ou se estiver sozinho leve junto.

Cuidados com a bagagem

Cuidar da bagagem no aeroporto

Adquira bagagens de cores diferentes ou cole fitas e adesivos ou use acessórios para serem fáceis de identificar.

Não compre malas de grife, pois estas chamam a atenção dos bandidos.

Nunca despache malas com objetos de valor como artigos eletrônicos, cartões de crédito, dinheiro ou joias. Prefira levar esses itens em sua mala de bordo.

Antes de despachar a bagagem, retire etiquetas antigas para evitar que a mala vá para outro lugar e peça para verificar a etiqueta nova, para conferir se o destino está escrito corretamente.

Coloque cadeado do tipo TSA em sua mala ou plastifique-a para dificultar a ação de criminosos.

Cuidados com a use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ajudar muito nessas horas, pois existem dispositivos específicos para viajantes aéreos como o Trakdot e Logloc ou etiquetas inteligentes como essas tags da Apple para quem usa iPhone ou outras como Okaban e Super Smart Tag, que contém um rastreador com localização via GPS, permitindo que você localize sua bagagem através de aplicativos via e-mail ou SMS.

Contrate o seguro ou confira ou use o seguro de seu cartão de crédito

Para evitar dores de cabeça e prejuízo, nessas horas vale a pena ter um seguro que é proposto pelas administradoras de cartão de crédito em forma de benefício, por isso é bom verificar seus direitos.

E também é oferecido pelas companhias aéreas para que os passageiros declarem os bens que serão despachados. É um serviço caro, mas que pode assegurar a indenização do valor declarado.

Outra forma de proteger e ter seguro da sua mala é usar algum serviço como o Protec Bag aqui no Brasil ou similares em outros paises.

Se prepare para imprevistos

Leve sempre em sua bagagem de mão uma muda de roupas e itens de primeira necessidade, como remédios, pasta de dente, escova, entre outros.

Caso tenha feito compras durante a viagem guarde as notas fiscais em sua bolsa ou carteira.

Procure fotografar sua mala aberta e fechada antes de sair de casa ou do hotel, pois se precisar fazer uma negociação ou levar o caso para a justiça pode precisar das fotos para conseguir uma indenização justa.

Caso tenham ficado com alguma dúvida, fiquem à vontade para comentar.

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Thais Marconatto

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