Quem está passando uma temporada em Toronto não pode perder a chance de conhecer alguns dos lugares mais bonitos do Canadá e que ficam a poucas horas da maior cidade do país. Localizada na Costa Leste canadense, Toronto é rodeada por belas paisagens e oferece aos seus moradores a chance de fazer passeios imperdíveis sem precisar ir muito longe.
Conheça alguns dos lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem para Toronto:
Niagara Falls e suas quedas d’água
Localizada a apenas 130 km do centro de Toronto, Niagara Falls faz parte de um complexo turístico capaz de deixar qualquer um sem fôlego. Além das cachoeiras famosas pelo volume gigantesco de água, a região possui uma fantástica estrutura turística dotada de hotéis, restaurantes, cassinos, torres de observação e parque de diversões.
Além disso, o local fica na divisa com os Estados Unidos, então essa pode ser uma boa chance (para quem tem o visto americano) de conhecer as terras do Tio Sam. A região também é famosa pela produção de vinhos. Lá, a dica é visitar algumas das mais de 100 vinícolas artesanais locais e provar o Ice Wine, o vinho feito de uvas naturalmente congeladas, não deixe de conferir também Niagra On The lake.
A história de Kingston
A duas horas de Toronto, a cidade de Kingston é conhecida pela história e também por ser berço do rio Saint Lawrence. Fundada no século 17, a cidade já serviu como capital provisória do Canadá e abriga dois grandes atrativos nacionais: o Forte Henry e o arquipélago fluvial Thousand Islands, que indica a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos.
Além de ser uma importante área de lazer no meses de verão, a região abriga casas, marinas, castelos e também é uma importante via de trafego para navios vindos de Toronto e do EUA.
Ottawa, a capital
Outro passeio imperdível é para a capital do país. Localizada às margens do rio Ottawa, a cidade oferece atrações como o Rideau Hall, o Parque Gatineau, o Parlamento, o Sparks Street Mall, o Mercado Byward, o Canal Rideau, a Galeria Nacional de Arte e o Museu da Civilização.
Outra atração que não pode ficar de fora da sua programação é o passeio de barco pela “1000 Islands” em Gananoque e o passeio a pé pela parte mais antiga da cidade, conhecida como Lower Town.
Montreal, para quem quer opções
Essa não é uma das cidades mais famosas do mundo a toa. Montreal é especial justamente por unir a modernidade de uma grande metrópole com a tradição de uma cidade histórica. Entre igrejas centenárias e arranha-céus ultra-modernos, o que não falta é atração.
Na programação não pode faltar uma visita à famosa Catedral de Notre Dame, o Parque Olímpico, o Parc Mont Royal, o Insectarium e o Biodome.
Quebec: la belle province
Outra cidade imperdível é Quebec. A metrópole mais “francesa” do Canadá oferece passeios inesquecíveis, como uma caminhada pelas ruas estreitas e agradáveis da Velha Quebec, ou ainda sentar para tomar uma café enquanto observa os pintores trabalhando ao ar livre.
Não deixe de conhecer o castelo Chateau Frontenac, o Parque das Batalhas, o Terraço Dufferin, a Praça Royal, a Cascata Montmorency, o Cânion Sta Anne e a Ilha de Orleans.
A diversidade em Toronto
A cidade canadense de Toronto recebe imigrantes de vários cantos do mundo e isso aparece em cada esquina, você pode encontrar orientais, indianos, portugueses, sul-americanos e inclusive canadenses pelas ruas e no comando de táxis e lojas. Todo mundo se esforça para se entender nessa enorme cidade. A diversidade cultural acaba refletida nas atrações da cidade, especialmente na variedade temática apresentada nos museus de Toronto. Os acervos contam a história do sapato, falam sobre cerâmica, abordam esportes e religião.
O Bata Shoe Museum, dedicado à história dos calçados, é possível conhecer a linha do tempo dos sapatos, desde quando eles eram apenas instrumentos de proteção para os pés até quando vieram os adicionais da estética e do status.
Se a sua paixão é por história natural, vale uma passada pelo Royal Ontario Museum (ROM). O maior museu do país abriga acervo eclético. Chamam a atenção as galerias dedicadas a esqueletos de dinossauros, ovos e informações sobre esses fascinantes animais. Mas não é só isso: as galerias que apresentam a cultura oriental, com peças da China, da Coreia e do Japão de séculos passados, não deixam nada a desejar. O local ainda recebe mostras itinerantes.
Sabe o amor do brasileiro por futebol? Pois é, no Canadá, e les amam hóquei. Sem distinção de gênero ou idade, tem gente se divertindo no Hockey Hall of Fame. A parte histórica – com imagens de jogos importantes e uma galeria interminável de uniformes e adereços – divide espaço com uma interessante parte interativa na qual o público participa de simulações, joga uma partida similar e ainda participa de uma mesa-redonda comentando lances de partidas.
Um pouco mais afastados do Centro, mas igualmente procurados, estão o Aga Khan Museum, sobre a cultura islâmica; a Casa Loma, castelo neoclássico que reúne vários estilos de arte; e o Gardier Museum, com a história da cerâmica.
Visitas a mercados municipais sempre rendem um bom panorama de como funciona a cidade. E, se isso é verdade, em Toronto podemos afirmar que o frescor é a grande qualidade da cidade canadense. Peixes, cortes de carne, frutas.
Ainda no mercado, os sanduíches peameal, muitos de bacon e carne de porco, valem por uma refeição completa. São tradição por lá. Os curiosos não podem deixar de prestar atenção nas mostardas artesanais encontradas ali e também em alguns mercados da cidade. Elas têm vários sabores, como laranja com gengibre, xarope de bordo, pimenta extraforte e muitos outros. Podem dar um toque especial numa carne, acompanhar um cachorro-quente ou servirem como base de um canapé.
Conclusão
O Canadá oferece muitas opções para turismo, basta conhecer o que cada lugar tem para oferecer. Agora que você já leu essas dicas, é só montar o roteiro e aproveitar a viagem!
Comentar