• Menu
  • Menu
Empire State Building ao anoitecer em Manhattan

Roteiro de três dias em Manhattan, Nova York

Nova York é dividida em cinco distritos, e se você só tiver três dias para conhecê-la, recomendo que foque sua estadia apenas em Manhattan. É aqui que estão os principais pontos turísticos, lojas, hotéis e restaurantes.

Os outros quatro distritos (Bronxs, Queens, Brooklyn e Staten Island) também tem suas atrações, como por exemplo, os famosos corais das igrejas do Queens, mas Manhattan será mais do que suficientes para tornar sua viagem inesquecível.

Para conhecer os principais pontos turísticos em apenas três dias comece dividindo a ilha em três partes: Lower Manhattan, Midtown Manhattan e Upper East & West Side.

Dia 1 – Lower Manhattan:

– Para evitar as filas, comece seu dia pelo Battery Park, onde você poderá comprar seu ingresso para o ferryboat que te levará à Liberty Island (onde fica a Estátua da Liberdade) e à Ellis Island (onde fica o Immigration Museum). Na entrada do parque, não deixe de ver a Sphere, escultura de bronze de 22 toneladas de Fritz Koenig, que ficava entre as torres do World Trade Center e hoje funciona como um memorial às vítimas dos ataques de 11 de Setembro.

O tradicional passeio de ferryboat vale a pena para conhecer um pouco mais da história americana no Immigration Museum e tirar fotos clássicas no marco mais famoso da cidade, a Estátua da Liberdade.

– Saindo do parque, suba a Broadway a pé e conheça o Financial District. São poucos quarteirões e a arquitetura incrível dessa parte mais antiga da cidade faz valer a caminhada. Passe pelo famoso Touro de Bronze de Arturo Di Modica, por Wall Street, o coração do centro financeiro de Nova York e do mundo, pelo Federal Hall National Monument, local do primeiro capitólio do país, onde George Washington tomou posse como o primeiro presidente dos Estados Unidos em 1789, pela Trinity Church, igreja histórica escondida entre os arranha-céus da cidade, até chegar no Ground Zero, local onde antes ficavam as Torres Gêmeas e onde hoje está o National September 11 Memorial & Museum, que é visita obrigatória desde 2011.

-Depois suba ainda a pé pela Broadway e passe pelo Woolworth Building, edifício de 242m de altura que já foi o mais alto do mundo até a construção do Chrysler Building em 1929. Siga até o City Hall, a prefeitura de NY, e o Civic Center, sede da polícia e outros órgãos públicos. De lá você estará pertinho da famosa Brooklyn Bridge, primeira ponte pênsil do mundo feita de aço, inaugurada em 1883, com 1,6 km de vão sobre o East River.

– Se você ainda tiver tempo, conheça o South Street Seaport, um bairro tradicional em um quadrado de 12 quarteirões às margens do East River. Os principais destaques são o Pier 17, um shopping com vista incrível do East River no terraço, o South Street Seaport Museum, com embarcações históricas e um museu com a história do porto, e o Titanic Memorial Lighthouse, monumento às 1.513 vítimas do Titanic que afundou em 1912.

– Entre Lower e Midtown Manhattan estão alguns bairros que podem valer outro roteiro: Chinatown, Little Italy e SoHo.

 

Dia 2 – Midtown Manhattan:

– Comece seu dia pela 5th Avenue (entre as ruas 50th e 51st) na St. Patrick’s Cathedral, a maior catedral católica dos EUA que foi consagrada em 1879. Depois desça pela 5th Avenue até o Rockefeller Center, importante núcleo urbano de Manhattan com mais de cem obras de ArtDéco. As principais atrações são: G.E. Building (é possível subir ao restaurante Rainbow Room no 65º andar para apreciar a vista), Ice-Skating Rink (aberta apenas no inverno, de Outubro a Abril), Radio City Music Hall (que já foi o maior teatro do mundo na sua fundação em 1932), Top of the Rock (nos três observatórios dos andares 67º, 69º e 70º é possível ter uma vista 360º de NY, com destaque para a vista incrível do Central Park).

– Siga descendo pela Madison Avenue, vire à esquerda na rua 42nd e conheça o Grand Central Terminal, cenário de incontáveis filmes americanos. A principal atração é a grandiosidade do saguão principal, mas não deixe de conhecer as lojas e restaurantes no piso inferior. No quarteirão seguinte da rua 42th está o famoso Chrysler Building, dois quarteirões depois, na esquina com a 2nd Avenue, está o Daily News Building, e três quarteirões acima, na rua 45th com a 1st Avenue, está o United Nations Headquarters (ONU), onde há uma visita guiada de 45 minutos.

Voltando pela rua 42th, sentido a 5th Avenue, está a New York Public Library. O prédio de mármore branco é de impressionar, assim como a Main Reading Room e os itens da coleção (como por exemplo uma carta de Cristóvão Colombo, de 1493, e a primeira edição das obras de William Shakespeare, de 1623). Vale muito a pena!

– Seis quarteirões abaixo na 5th Avenue com a rua 34th, está o Empire States Building, um símbolo da cidade de NY. Os observatórios ficam no 86º e no 102º andares, e a dica é chegar próximo ao horário do pôr do sol, o que tornará essa experiência inesquecível. Seguindo pela rua 34th até a Broadway você chegará na Macy’s, que se diz a maior loja de departamentos do mundo, e um quarteirão depois, na 7th Avenue, você verá o Madison Square Garden, sede dos times de basquete Knicks e Liberty, e palco de atrações variadas.

– Assim que anoitecer, suba a Broadway até a Time Square e segure o fôlego. Luminosos enormes, transmissões ao vivo nos telões do tamanho de prédios, lojas imensas, restaurantes gigantescos… tudo em escala americana! Segure um pouco a vontade de pular numa dessas lojas e vá a cabine da tkts (Broadway com a rua 47th) e compre ingressos para os espetáculos da Broadway com até 50% de desconto (para as sessões do mesmo dia). Depois aproveite tudo e tire MUITAS fotos!

 

Dia 3 – Upper East & West Side:

– O Central Park (leia nosso artigo sobre o Central Park) com certeza merece um dia todo da viagem só pra ele, mas considerando que você tem pouco tempo, vou colocar aqui um roteiro com as principais atrações do Upper Manhattan. Comece pelo sul do parque, na esquina da rua 59th com a 5th Avenue.

Atravesse o parque na diagonal pela Park North Drive, conheça o Pond, o Ice Rink, o Wildlife Center e o Friedsam Memorial Carousel, até chegar ao Strawberry Fields, já no lado Oeste do parque, uma homenagem à John Lennon. Saia do parque próximo a rua 72nd e conheça do Dakota Building, onde ele morou e foi assassinado em 1980.

– Cinco quarteirões acima pela Central Park West, na rua 77th, está o American Museum of Natural History. São quatro andares com mais de 36 milhões de exemplares. Não perca o Rose Center for Earth and Space, um planetário com um passeio virtual de 30 minutos pela Via Láctea.

– Agora volte para o Central Park e travesse para o lado Leste do parque até o Metropolitan Museum of Art. A fachada impressionante fica na 5th Avenue com a rua 82nd, e o acervo de mais de dois milhões de itens (sendo 100 mil em exibição) contam 5 mil anos de história da arte.

– Se você ainda tiver tempo e energia, eu sugiro duas opções: voltar para o Central Park e conhecer os arredores do Reservoir e o quadrante Norte do parque; ou seguir pela 5th Avenue até o Guggenheim Museum, obra-prima da arquitetura moderna com um dos melhores acervos de arte moderna e contemporânea que existem no mundo.

 

Esse foi um roteiro focado em garantir que você conheça o coração de Nova York, com os principais pontos turísticos. São três dias de muita caminhada (lembre-se que não vale nem um pouco a pena alugar um carro aqui), metrô e fotos clássicas! Entre uma parada e outra você vai cruzar com excelentes restaurantes e as melhores lojas. Minha dica é que você pesquise bastante antes de embarcar para garantir que vai investir o seu tempo no que há de melhor!

E você, já esteve em Nova York? Tem outras dicas imperdíveis na cidade?

Luana Borges

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários