Já faz tempo que São Paulo deixou de ser conhecida apenas como a terra da garoa. O apelido carinhoso pode até permanecer, mas a verdade é que há muito para se fazer na maior cidade do país, faça chuva ou faça sol. Atrações turísticas, restaurantes, parques e parquinhos, para adultos e crianças, quem viaja sozinho, com amigos, em casal ou em família, sempre vai encontrar um bom programa na capital paulista.
Como exposições, peças de teatro, musicais e shows estão sempre mudando, vamos concentrar as dicas desse artigo naquilo que você pode encontrar por lá o ano todo. Preparado para sua próxima aventura em São Paulo? Você vai se surpreender!
Passear na Avenida Paulista no domingo
A mistura de culturas diferentes, cores, sabores e sons que faz de São Paulo uma cidade única pode ser vivida intensamente em um passeio pela Avenida Paulista no domingo, quando fica fechada para o trânsito de veículos. Se de um lado você vai ver jovens punks cantando músicas inglesas dos anos 1960, do outro pode encontrar um casal tocando música clássica no violino e, mais adiante, um belo show de pagode e funk. Tem para todos os gostos! Aliás, sabor é o que não falta na avenida: enquanto passeia de bike, patins, skate ou mesmo a pé, você pode experimentar algumas guloseimas, como brigadeiros e pastel frito na hora. Aliás, pastel de feira é quase um patrimônio na cidade de São Paulo, então se você gosta dessa iguaria, vale a pena experimentar mais de um!
MASP
Ainda na Avenida Paulista, está localizado o MASP, o Museu de Arte de São Paulo. Um dos melhores e mais importantes acervos do Brasil está disponível lá, além da arquitetura do prédio, por si só, já vale a visita. Informe-se sobre os dias de gratuidade e aproveite para enriquecer ainda mais a sua viagem, sem precisar gastar dinheiro para isso.
Mirante do Sesc
A capital paulista é realmente muito, muito grande, e é fácil perder a noção de quanta vida acontece entre os prédios enquanto estamos com os pés no chão. Que tal, então, alçar voo e conhecer a cidade por um ângulo diferente? O Mirante do Sesc, na Avenida Paulista, tem um visual incrível e bastante disputado na cidade. Além de admirar o entorno, você pode desfrutar de um bom café, uma bela refeição ou fazer um brinde com alguém especial.
Beco do Batman
Para quem gosta de arte urbana, esse é um lugar imperdível! As obras de arte ficam nos muros, com grafites de artistas renomados como Eduardo Kobra. Localizado na Vila Madalena, o cantinho charmoso rende fotos lindíssimas e lembrancinhas também, já que tem brechós, antiquários e lojinhas de souvenirs. Não perca a oportunidade de tomar uma bela cerveja gelada em um dos botecos que se espalham por ali.
Pinacoteca de São Paulo
Mais uma opção para quem gosta de incluir arte e visitar museus em suas viagens, a Pinacoteca fica em um dos lugares mais bonitos de São Paulo. Aliás, é linda por dentro e por fora também, já que o prédio, que data do século XIX, é todo construído em tijolinhos aparentes. Uma boa opção para chegar até lá é de metrô, descendo na famosa Estação da Luz, cuja arquitetura também vale a visita.
Parque Ibirapuera
Um dos grandes destaques da capital paulista, o Ibirapuera é mesmo um lugar extraordinário. Uma ampla área verde, limpa e bem cuidada, acessibilidade para pessoas com deficiência (inclusive nos banheiros, que costumam estar limpos e com a manutenção em dia), o parque é literalmente um oásis em meio ao deserto. Depois que se entra, é fácil esquecer que estamos em uma grande metrópole e se deixar levar pelo canto dos pássaros e pela brisa fresca que corre por ali.
Além de andar de bicicleta, patins, skate ou patinete, o visitante pode usar as quadras de esporte, correr na companhia de seus cachorros, fazer um piquenique ou levar as crianças ao parquinho. Tudo de graça!
Dentro do Ibirapuera está localizado também o Planetário Professor Aristóteles Orsini, que vale a visita especialmente se você estiver acompanhado de crianças. Procure informações sobre a programação na época da sua visita para se organizar melhor.
Passeio pelo Minhocão
Mais uma pista que deixa de receber veículos para dar lugar aos pedestres aos domingos, o Minhocão é um elevado que já mudou de nome duas vezes e que tem um futuro incerto: não se sabe se será demolido ou não. Enquanto isso não acontece (e muita gente torce para que não aconteça mesmo, nunca), aos domingos é possível encontrar pessoas de todos os tipos curtindo o ar livre e experimentando uma (ou várias) delícias oferecidas pelos food trucks que aparecem por ali.
25 de março
Essa dica é para quem ama uma boa pechincha, e não se assusta com o vai e vem de centenas de pessoas em lojas, calçadas e até no meio da rua. A 25 de Março é o paraíso para quem procura fazer compras de todo tipo de coisa – das mais inventivas, que fazem você pensar como viveu até hoje sem elas, até as mais duvidosas mas que, por serem bem divertidas, pode ser que você acabe comprando também.
Além das lojas, há centenas de barraquinhas nas calçadas e vendedores abordando com ofertas imperdíveis. Os preços são realmente bons para muitas coisas. Vale a pena pesquisar, pechinchar ou, se não for a sua praia, só conhecer mesmo.
Liberdade
Ahhh, a Liberdade… É praticamente impossível visitar esse pequeno bairro e não se apaixonar pela beleza (e pelo caos) que ele guarda. Uma infinidade de lojinhas e cacarecos, mercadinhos com produtos que você não encontra em nenhum outro lugar (pode até encontrar, vai, mas não é a mesma coisa!), comidas típicas do Japão, da China, da Coreia, e suas versões brasileiras, é claro, aguardam por você!
Aos domingos, a feirinha fica lotada de frequentadores assíduos, turistas ocasionais e recorrentes, em busca das últimas novidades ou de apenas mais um dia divertido em São Paulo. Se estender seu passeio até a noite, procure uma das casas de karaokê para tornar essa visita ainda mais memorável.
Rua Oscar Freire e Rua Augusta
E como aqui damos dicas para todo tipo de viajante, não poderíamos deixar de fora duas das ruas mais fascinantes de São Paulo. Enquanto na Oscar Freire você vai encontrar as lojas mais luxuosas da capital, com restaurantes finíssimos e pessoas que não se preocupam com boletos, na Rua Augusta o clima é de música alternativa, lojas diferentonas, bares e casas noturnas agitados e sempre cheios.
Catedral da Sé
Mesmo quem não é católico pode se interessar pelas igrejas de cada cidade por seu valor histórico e arquitetônico. Em São Paulo, a Catedral da Sé marca o centro da cidade e fica bem no meio da praça que recebe o mesmo nome. Dentro dela está aquele que é considerado o maior órgão da América do Sul, além de vitrais, arte sacra e mosaicos que merecem sua visita.
Museu Catavento
Passeio perfeito para quem está visitando São Paulo na companhia de crianças, o Museu Catavento garante entretenimento para o dia todo. As experiências e brincadeiras podem ser feitas por conta própria, mas pode ficar ainda melhor se você conseguir chegar cedo para pegar uma das senhas para as sessões guiadas que acontecem ao longo do dia. É uma opção muito boa para despertar o interesse das crianças pela ciência de maneira lúdica e inesquecível!
Galeria do Rock
Mais um point que não pode passar batido em sua próxima visita a São Paulo, este centro comercial é o paraíso para quem ama música! Uma infinidade de lojas com uma variedade incrível de discos de vinil, camisetas, instrumentos musicais, tênis, skate e acessórios, estúdios de tatuagem e tudo mais que tenha relação com o universo do rock e a cena urbana, você encontra por aqui.
Instituto Butantan
Mais uma excelente opção de passeio com crianças, o Instituto Butantan é uma verdadeira aula de valorização da ciência e da pesquisa nacionais. Principal produtor de soros antiofídicos do Brasil, o Butantan também foi destaque recentemente no desenvolvimento, testagem e produção da vacina Coronavac.
Além dos laboratórios, é possível observar animais que raramente tem espaço em zoológicos, como cobras, aranhas e escorpiões.
Aquário de São Paulo
Um dos passeios favoritos dos pequenos, o Aquário de São Paulo abriga mais de dois mil animais marinhos, distribuídos em 30 tanques próprios para as espécies. Além de peixes, mamíferos e répteis, é possível observar a réplica de um submarino da Segunda Guerra Mundial.
Onde comer em São Paulo
Quase todas as dicas que demos até aqui tem suas próprias opções de lanchinho ou refeição nas imediações. Pode ser um prato mais elaborado no Mirante do Sesc, ou o perfeito Pastel da Maria em uma das feiras livres da cidade, mas com certeza você não precisa passar por todos esses pontos turísticos de barriga vazia! Fique ligado no Guia Viajar para conhecer mais dicas sobre onde comer em São Paulo, além de passeios especiais para casais e famílias com crianças. Até a próxima!
Comentar