• Menu
  • Menu
Rio de Janeiro, Cidade maravilhosa

Rio de Janeiro, Cidade Maravilhosa

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro não é apenas uma cidade brasileira: é uma cidade do mundo! Figurando entre os principais destinos turísticos do país, o Rio também foi a primeira cidade do mundo a ser eleita Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, como Paisagem Cultural Urbana. E suas paisagens, tanto urbanas quanto geográficas, certamente a ajudaram na conquista do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 2007.

Os títulos da capital do Estado, no entanto, não param por aí: o Rio também ostenta uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, que é o Cristo Redentor; é lar da Praia de Copacabana, eleita pelo site AskMen como a praia mais bonita do mundo; bem pertinho tem também a Praia de Ipanema, nomeada a Melhor Praia do Continente segundo o concurso World Travel Awards; e, por fim, o canal americano Logo, da MTV, elegeu a cidade como O Melhor Destino Gay Global. Se você acha que tudo isso ainda é pouco, segura essa: o Rio é considerada, segundo duas universidades americanas, a Capital Mundial da Gentileza. É ou não é maravilhosa?

Praias do Rio de Janeiro

Se você estiver indo passar uma temporada no Rio a passeio, não pode deixar de começar sua visita pelas praias. De um extremo ao outro, o litoral carioca é exuberante para onde quer que se olhe e tem praias para todos os gostos!

Indo do morro da Urca em direção à Zona Oeste, passe pelas praias do Leme (A) e de Copacabana (B), chegando às maravilhosas pedras do Arpoador (C) – lugar ideal para curtir o pôr do sol, o mais bonito do território carioca. As praias que vêm em seguida são a de Ipanema (D) e, logo depois, a do Leblon (E). Já chegando na Zona Oeste você vai encontrar São Conrado (F) e a Barra da Tijuca (G). Além de bonitas, as praias vão variando de acordo com seus frequentadores, que podem ser famílias, jovens, público LGBTQIAP+ ou tudo isso junto e misturado, bem do jeito carioca.

Natureza

A imensa e diversa área verde que se estende sobre a cidade, suas montanhas e paredões rochosos, é em boa parte remanescente da mata atlântica, incluindo algumas espécies que vivem lá. O Parque Nacional da Tijuca preserva boa parte dessa riqueza e a Floresta da Tijuca é considerada a maior floresta urbana do mundo. Com suas trilhas e sua incrível vista da cidade, o lugar é frequentado todos os dias por centenas de turistas e também por moradores. Para saber como chegar até lá, acesse o site oficial.

Para conhecer mais sobre a flora carioca, conheça o Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, ou simplesmente Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Localizado na Zona Sul da cidade, é uma das mais belas áreas de preservação locais, além de abrigar monumentos históricos, artísticos, a maior biblioteca especializada em botânica do país e mais de 6.500 espécies. O Jardim Botânico fica na rua Pacheco Leão, 915, no bairro do Jardim Botânico.

Em matéria de parques, o Rio de Janeiro não deixa a desejar. Mais um fantástico parque público é a Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, onde ficam também o Jardim Zoológico do RJ e o Museu Nacional, no lugar do antigo Palácio Imperial, uma construção belíssima em estilo neoclássico utilizada durante o Império do Brasil como residência da família Imperial.

O Museu Nacional sofreu um incêndio devastador no ano de 2018, mas com obras em andamento há previsão de que seja reaberto em 2026.

Corcovado e o Cristo Redentor

Para não perder uma vista extraordinária da Cidade Maravilhosa, em hipótese alguma dispense uma visita ao Corcovado. O Rio de Janeiro visto de cima é simplesmente sublime. E tocar os pés do Cristo Redentor não é difícil! Basta ir até o bairro do Cosme Velho, na Zona Sul da cidade, onde fica a estação de trem do Corcovado, localizada na rua Cosme Velho, n. 513.

Ainda nos ares, o Pão de Açúcar é um espetáculo à parte em conjunto com o seu clássico Bondinho. Para chegar até lá vá até a Praia Vermelha – a estação do Bondinho fica bem em frente. Os bondinhos partem de 30 em 30 minutos do amanhecer ao anoitecer. O endereço da Praia Vermelha é Avenida Pasteur, na altura do n. 520.

Aliás, a praia da Urca é uma das mais procuradas pelos cariocas: além da vista espetacular, tem restaurantes próximos que podem garantir a programação completa para o dia de passeio.

Arcos da Lapa

Falando ainda em grandiosidade, o Aqueduto da Carioca – mais conhecido pelos cariocas como os incríveis Arcos da Lapa -, é a maior obra de arquitetura restante do período colonial no Brasil e um dos mais representativos cartões postais da cidade. Ela possui, ao total, 42 arcos duplos em estilo romântico.

 

Arcos da Lapa
Fotos dos famosos arcos da Lapa no Rio de Janeiro

A passagem pelos Arcos da Lapa é, inclusive, uma pequena parte do trajeto do amável Bonde de Santa Teresa, símbolo do bairro que carrega o mesmo nome. O bondinho foi inaugurado em 1896 e seu trajeto, que acontece até os dias de hoje, vai do Largo da Carioca, após o Aqueduto, até o bairro de Santa Teresa. Para embarcar nesse incrível passeio, vá até a rua Professor Lélio Gama, s/n, na Estação de Bondes.

Complexo do Alemão

Se você gosta de pontos turísticos alternativos, o bondinho do Complexo do Alemão pode te levar a um passeio muito interessante. Inaugurada em 2011 pela presidente Dilma, a obra é uma parte do projeto de urbanização integrada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das comunidades. Ele funciona com seis estações: Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeira.

The Maze

Fundado pelo britânico Bob Nadkarni, um ex-jornalista da BBC que, como muitos outros, se encantou com as belezas da cidade, The Maze se tornou, além de um bed & breakfast que recebe turistas de todo o mundo, uma renomada casa de jazz, ponto de encontro, restaurante, mirante e muito mais.

The Maze localiza-se dentro de uma comunidade chamada Tavares Bastos, no Catete. A vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar transformam o pequeno albergue em um ponto imperdível.

Endereço: Rua Tavares Bastos, 414, casa 66, Catete.

Bar Urca

Quem escolhe esse bar para curtir o fim de tarde ou um bom almoço aos fins de semana, recebe de brinde uma linda visão do Pão de Açúcar. Além do espaço interno, grande parte dos cariocas fica na mureta logo em frente ao bar, que separa o continente da Baía da Guanabara. O cardápio conta com frutos do mar fresquinhos e pratos como bobó de camarão, cozido à portuguesa, bolinhos de bacalhau e outros petiscos, como pastéis, empadas e sardinha frita, sempre com cerveja gelada e outros bons drinks. Aberto desde 1939, o restaurante já ganhou diversos prêmios e acabou por tornar-se uma referência na culinária carioca.

Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca.

Parque Lage

Ideal para passeios em família, com grupos de amigos e crianças, o Parque Lage é um dos preferidos dos cariocas para os dias de calor. Bem próximo ao Jardim Botânico, com áreas para piquenique, lagos, jardins e trilhas, possui ainda uma pracinha e um lindo conjunto arquitetônico que certamente vai proporcionar pelas fotos. O local abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que oferece sempre uma agenda de cursos muito interessantes, além de contar com um café delicioso para renovar as energias enquanto aproveita a beleza da vegetação, típica da Mata Atlântica.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Ateliê Chamego Bonzolândia

Perfeito para combinar com um dia de passeio pelo bondinho e pelos Arcos da Lapa. Para começar, o local foi feito em formato de bonde. Há mais de vinte anos, o artesão Getúlio Damado transforma o que muitos chamariam de lixo em belas peças artísticas. Materiais como embalagens de xampu, teclas de computador, tampinhas de refrigerante e ripas de madeira servem para que o artista mostre toda a sua criatividade aos visitantes. Ele se tornou referência no cenário cultural de Santa Teresa, e já expôs seu trabalho até na Europa.

Endereço: Rua Leopoldo Froes, s/n, Santa Teresa.

¡Venga! Ipanema

O Venga é um belíssimo bar, com decoração e alma espanhola. Inaugurado em 2009, foi o primeiro bar de tapas tipicamente espanhol do Rio de Janeiro. Une o espírito carioca com a cultura das tapas, que são uma forma de servir os petiscos em pequenas porções. Um dos pratos mais tradicionais do local é o pulpo a la galega – polvo servido com batatas e páprica. Outra dica é trocar as tradicionais cervejas cariocas por uma jarra de sangria, drink típico da Espanha. O bar também pode ser encontrado no Leblon e em Copacabana.

Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 147, Ipanema.

Galeria River

Localizada entre as praias de Ipanema e Copacabana desde os anos 1970, a galeria é uma delícia de lugar para passar o final de tarde depois da praia. Com grande influência do estilo de vida surfista, abriga diversas lojas de equipamentos para o esporte, além de skate, patins e bicicleta, acessórios para lutas e até um estúdio de tatuagem. Quem quiser pode fazer um lanche nas imediações, e tem para todos os gostos: desde pizzas até sucos e comida saudável.

Endereço: Rua Francisco Otaviano, 67, Copacabana.

Feira de São Cristóvão

A Feira de São Cristóvão, localizada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, traz um pouquinho da cultura nordestina, que é tão presente no Rio de Janeiro. Com mais de setecentas barracas dos mais variados tipos, você pode encontrar culinária típica, artesanato e literatura de cordel, tudo no mesmo lugar. Em seus dois palcos principais são comuns as apresentações de grandes ícones da música brasileira, além de apresentações de repentistas já conhecidos do público que frequenta o local.

Endereço: Rua Campo de São Cristóvão, s/n, São Cristóvão.

Praça São Salvador

A Praça São Salvador chama a atenção por sua programação cultural. O chorinho, organizado pela Roda de Choro Arruma o Meu Coreto, acontece todos os domingos, das 11h até as 14h. Já nas noites de sexta e sábado, uma bela roda de samba agita os visitantes com muitos clássicos da música carioca. Também vale a pena conferir os botequins que se espalham ao redor do local – todos são ótimos locais para fazer um lanche ou apenas beber uma cerveja gelada. Para quem tem crianças, a praça tem um parquinho e costuma receber também brinquedos infláveis e pula-pula para divertir os pequenos.

Endereço: as imediações correspondem às ruas São Salvador, Esteves Júnior e Senador Corrêa, Laranjeiras.

Bike Rio

Esse programa é para quem quer fugir do trânsito e ser um pouco mais saudável. O Bike Rio não é um local: na verdade, é um sistema de aluguel de bicicletas. Qualquer um que queira dar um passeio pode pegar uma das bicicletas disponíveis para aluguel, disponibilizadas em mais de quarenta pontos da Zona Sul. Elas são ótimas para quem quer visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas, a enseada de Botafogo, ou parques como o Aterro do Flamengo. As ciclovias também permitem a locomoção de um ponto até o outro.

Pista Cláudio Coutinho

Também conhecida como Caminho do Bem-Te-Vi e Estrada do Costão, é uma rua localizada na Praia Vermelha, no bairro da Urca. Ideal para caminhadas e corridas, é um local muito tranquilo e seguro, onde se pode ver pessoas e famílias de todos os tipos curtindo a natureza e tirando as mais belas fotos com uma vista de tirar o fôlego.

Maracanã

Estádio do Maracanã, arquibancada e campo.
Arquibancada do estádio Maracanã

Para os amantes da maior paixão nacional, o futebol, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é parada obrigatória. O turista que desejar pode fazer um tour pelo estádio, com duração média de 50 minutos, e aproveitar para conhecer o acervo histórico, os vestiários, a zona mista e a sala de imprensa, além do gramado que foi e é palco de algumas das maiores partidas da história.

Carnaval Carioca

O Carnaval carioca já foi eleito a festa mais bonita do mundo e por isso você não pode deixar de conhecer o grande Sambódromo da Marquês de Sapucaí, palco de muitos espetáculos. O projeto de Oscar Niemeyer encanta milhares de turistas o ano inteiro e fica no centro da cidade, na rua Marquês de Sapucaí, em Santo Cristo.

Se vier durante o período da festa, não perca a oportunidade de curtir a folia em um dos milhares de blocos de rua que cruzam a cidade. A programação é atualizada todos os anos, e não é difícil encontrar um que tenha o estilo que você procura.

Informações Úteis sobre o Rio de Janeiro

Alguns dos números de telefones úteis do Rio de Janeiro são:

  • Polícia Militar – 190
    Polícia Civil – 197
    Corpo de Bombeiros – 193
    Ambulância – 192

A cidade conta com uma imensa frota de táxis. Os táxis convencionais, de cor amarela, tem bandeirada inicial no valor de R$ 6,00 e R$ 3,20 por quilômetro rodado. Os táxis especiais se iniciam com R$ 8,05 e o quilômetro rodado é de R$ 5,50.

Também é possível se locomover por carros de aplicativo (Uber, 99, InDrive), ônibus (R$ 4,30 para viagens municipais; o valor das intermunicipais é variável de acordo com a linha), metrô (R$ 6,90), trem (R$ 7,40) e barcas (R$ 7,70), para quem deseja ir a Niterói, Cocotá e Paquetá.

Hospedagem

Por ser um destino turístico muito popular, existem hospedagens para todos os gostos e bolsos. É possível encontrar desde quartos pequenos e funcionais, para quem só deseja ter um lugar para tomar banho e descansar depois de um dia de passeio, até hospedagens luxuosas e com muitas comodidades.

A dica principal é pesquisar os pontos turísticos que você deseja visitar e tentar ficar o mais próximo possível deles, para ganhar tempo. Mas se você quiser economizar na hospedagem, tente ao menos ficar próximo das estações de metrô.

Fabiana Zveiter

Jornalista, redatora e produtora de conteúdo de todos os tipos, para todos os gostos e necessidades. Sou uma apaixonada pelo universo da escrita que ama histórias, viagens, cachorros, nerdices e afins. Sempre que posso estou de malas prontas para a próxima aventura.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *