• Menu
  • Menu
Pontos turísticos de Paris

Principais pontos turísticos de Paris: 16 dicas que você não pode perder

Os pontos turísticos de Paris, que são um dos principais motivos para a cidade figurar entre as 10 mais visitadas do mundo, são muitos e atraem todos os tipos de visitantes. A majestosa Cidade Luz da Europa é o destino preferido daqueles que procuram arte, cultura, romantismo e paisagens deslumbrantes, tudo no mesmo lugar. Paris carrega em sua história títulos como potência política e centro cultural do continente europeu, dentre vários outros.

Além de ser a cidade mais populosa da França, é a responsável por receber a maior parte dos quase 50 milhões de turistas que visitam o país todos os anos. A verdade é que Paris oferece as melhores opções de passeios e experiências, e que é impossível ver tudo em uma única visita: são muitos monumentos, museus, teatros e cinemas para conhecer, além do principal: flanar pelas ruas, desfrutando um pouco da vida como fazem os locais.

Se você tem disposição de sobra, a noite também reserva suas surpresas e encantos: a vida noturna parisiense não é parecida com nada que você já tenha visto: galerias diversas, livrarias, cafés, bares que ficam abertos até mais tarde, em meio a cenários de filme e arquiteturas de tirar o fôlego.

Faça suas malas, organize o roteiro e embarque conosco rumo a um sonho chamado Paris!

Antes de viajar: dicas para tirar o melhor da experiência

Antes mesmo de embarcar para Paris, você pode se beneficiar de algumas dicas que preparamos. Primeiro, procure comprar a passagem com o máximo de antecedência possível, pois as chances de conseguir um valor menor são bem grandes. Você também pode se organizar para viajar usando milhas, destinando uma parte maior do orçamento em dinheiro para usar quando estiver na capital francesa.

Não esqueça, também, de fazer o planejamento financeiro da sua viagem, para que a experiência dos sonhos em Paris não se transforme em um verdadeiro pesadelo, com um monte de dívidas monstruosas te esperando ainda no portão de desembarque.

Por fim, pesquise sobre a cidade, tendo como base os principais pontos turísticos de Paris que indicamos aqui, para garantir que você vá aproveitar ao máximo o seu tempo e desfrutar de experiências incríveis. Ao escolher com antecedência os monumentos, museus, restaurantes e passeios que você não quer deixar de conhecer, é possível montar uma programação antecipada que, em muitos casos, pode garantir até mesmo ingressos com preços mais baixos.

Dito isso, vamos ao que interessa! Prepare-se para conhecer os principais pontos turísticos de Paris. Vamos lá!

Principais pontos turísticos de Paris

Como dissemos, as opções são muitas, então o viajante que visita a cidade pela primeira vez pode ficar em dúvida sobre os principais pontos turísticos de Paris. Para garantir que você não deixe nenhuma dessas preciosidades para trás, separamos uma lista completa, que você confere a seguir.

Torre Eiffel

Também conhecida como a Dama de Ferro, ela é o principal cartão postal da cidade, e não é para menos. Além de ter uma representatividade histórica importante, a Torre Eiffel é mesmo linda e deslumbrante: vá até o topo para ter uma vista incrível da cidade, conheça alguns dos restaurantes que ficam próximos dali ou, se preferir, faça um lanche nos jardins em frente ao monumento, como muitos turistas costumam fazer e alguns parisienses também.

Os ingressos para subir devem ser comprados com antecedência, no site oficial ou em agências de turismo credenciadas. Nem pense em arriscar comprar na hora, porque as chances de você conseguir são muito, muito pequenas. E, mesmo se der certo, ainda vai perder um tempo precioso na fila.

Champs Élysées

Pode parecer um pouco de arrogância que os parisienses chamem essa avenida de “La plus belle avenue du monde”, ou “a mais bela avenida do mundo. Mas, olha, quem já visitou esse ponto turístico da França garante que o título é mesmo merecido.

Cenário típico do Réveillon, quando milhares de pessoas se acomodam na avenida para aguardar o novo ano, a Champs Elysées faz parte do Eixo Histórico da cidade, uma rota com algumas das principais atrações. Nela é possível encontrar pontos turísticos de Paris que são absolutamente imperdíveis, como o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo e o castelo Saint-Germain.

Aproveite para passear pelas amplas e charmosas calçadas da Champs Elysées, e quem sabe até programar algumas comprinhas. Além das lojas de grife, com peças caríssimas que miram apenas naqueles que não precisam se preocupar com o orçamento da viagem, há várias outras opções que podem oferecer a experiência de fazer compras em Paris, sem ficar (tão) endividado por conta disso.

Catedral de Notre Dame

Uma das mais antigas catedrais góticas da França, conhecida como ponto zero de Paris, a Catedral de Notre Dame foi construída entre 1163 e 1345 em meio às águas do Rio Sena. Palco de acontecimentos históricos importantíssimos, como a coroação de Napoleão Bonaparte em 1804 e a beatificação de Joana D’Arc em 1909, foi atingida por um intenso episódio de incêndio em abril de 2019, tendo ficado parcialmente destruída.

Desde então, equipes trabalham arduamente em sua restauração, para possibilitar que a reabertura para visitações, prevista para abril de 2024, aconteça. Mesmo fechado, um dos principais pontos turísticos de Paris merece ter ao menos sua fachada conhecida, pois é de uma arquitetura belíssima e muito impactante.

Museu do Louvre

Um dos museus mais visitados do mundo – chega a receber uma média de 8 milhões de pessoas por ano – o Museu do Louvre foi construído no século 12 como um palácio, se transformando, em 1793, em um verdadeiro templo da Arte, da História e da Cultura.

A própria construção em si já é uma obra de arte: a fachada, as pirâmides de vidro e os jardins são belíssimos, e sua visita a Paris não estará completa sem passar por lá. Já no interior, estão abrigadas mais de 400 salas, uma infinidade de corredores e mais de 35 mil peças. Em resumo, você pode até querer ver “só” a Mona Lisa, a Vênus de Milo ou A liberdade guiando o povo, mas o Louvre tem muito, muito mais a oferecer.

A quantidade de visitas (um, dois ou mais dias) e a quantidade de horas por visita serão definidos de acordo com a sua paixão por artes, por museus e também pela sua disposição física. Coloque roupas e sapatos confortáveis e prepare-se para andar – e se maravilhar – como nunca antes na vida.

Arco do Triunfo

Considerado o segundo ponto turístico mais conhecido, ficando atrás somente da Torre Eiffel, o Arco do Triunfo foi construído no século XIX a pedido de Napoleão Bonaparte, após vitória do exército francês na Batalha de Austerlitz.

Localizado em uma das extremidades da Avenida Champs Élysées, o Arco do Triunfo de Paris tem 50 metros de altura e 45 metros de largura, trazendo em si o nome de 128 batalhas e 558 generais. Na base do arco, está também a homenagem ao Soldado Desconhecido, em memória aos combatentes da Primeira Guerra Mundial.

Palácio Real

Apesar do nome, o Palácio Real nunca foi a casa do Rei da França. Mesmo assim, é um dos principais pontos turísticos de Paris e um monumento belíssimo!

O palácio possui uma arquitetura muito bonita e rica em detalhes, com várias colunas e tamanho imponente. Conta, ainda, com um jardim e um pátio com grandes obras de arte, e é a sede da Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura e do Tribunal Constitucional.

Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes, conhecido também como Chateau Versailles, é um dos principais pontos turísticos de Paris e também um patrimônio da Unesco. Antiga residência dos imperadores da França, e local onde viveram grandes figuras históricas como os reis Luís XV e Luís XVI, e a imperatriz Maria Antonieta, o palácio foi transformado, no ano de 1837, em um importante museu.

Um dos maiores do mundo, com um passado de luxo e grandes momentos da história francesa, o Palácio de Versalhes conta com 2.300 cômodos, uma arquitetura de tirar o fôlego, monumentos preciosos e o mais importante: um dos maiores, mais conhecidos e apreciados jardins da França.

Galeries Lafayette

Se a Champs Élysée está fora de questão quando o assunto são comprinhas de viagem, você precisa conhecer as Galeries Lafayette. A maior loja de departamentos de Paris, oferece todo tipo de produtos, como roupas, calçados, acessórios, perfumes, maquiagem, itens de decoração e até móveis. Os preços variam bastante, pois há grandes marcas como Chanel, Dior e Prada, e outras (um pouco) mais acessíveis.

O edifício, por si só, já vale a sua visita: mesmo que não compre nada, não deixe de curtir o mirante gratuito que oferece uma bela vista de Paris, incluindo a Torre Eiffel na cena.

Igreja de Saint Sulpice

Esse edifício é a segunda maior igreja de Paris, que atrai turistas e visitantes por sua arquitetura grandiosa e o interior cheio de belas estátuas. Além disso, o local figurou no livro que virou filme chamado “O Código DaVinci”, então fãs da obra e curiosos sobre o quão fiel à realidade ela é procuram bastante a Igreja de Saint Sulpice.

Outra atração muito interessante é o Gnômon de São Sulpício, uma coluna que marca a hora do dia através da projeção de sua sombra no chão.

Palácio de Luxemburgo

O Palácio de Luxemburgo foi construído pela mãe do Rei Luís XIII, que depois se instalou no palácio. Atualmente, o local é a sede do Senado da França, e abriga o famoso Jardim de Luxemburgo, com 25 hectares de belas flores, estátuas e fontes.

Além de ser um local muito bonito, poético e delicado, que sem dúvidas merece a sua visita como um dos principais pontos turísticos de Paris, o jardim oferece uma agradável pausa na correria do dia a dia, tanto para os franceses quanto para turistas afoitos querendo aproveitar cada minuto. Você pode pegar sol, ler um livro, fazer um lanchinho ou apenas observar a paisagem e as pessoas, relaxando profundamente.

O Jardim de Luxemburgo também tem obras de arte espalhadas pelo terreno, árvores frutíferas, estufas e um orquidário.

Museu d’Orsay

Esse museu, que é um dos principais pontos turísticos de Paris, está entre os favoritos dos turistas que buscam algo mais intimista. Localizado próximo ao Rio Sena, tem um acervo impressionante distribuído em três andares, onde antigamente funcionava uma estação de trem. Dentre as obras majestosas, é possível encontrar trabalhos de Monet, Renoir, Van Gogh, Gauguin, Manet, Delacroix, Degas, Pissarro, Cézanne, Toulouse-Lautrec, entre outros.

O Museu d’Orsay tem também um café e um restaurante que merecem a sua visita, e que podem facilitar a vida de quem pretende passar o dia inteiro em meio às suas obras de arte.

Rio Sena

Uma das artérias do coração da cidade, o Rio Sena pode até servir de guia dos principais pontos turísticos de Paris mas é, ele mesmo, uma grande atração. Você pode passear a pé ou de bicicleta por uma de suas margens, atravessando de um lado para o outro como e quando preferir, ou quem sabe pegar um barco para ter uma visão diferente dos 13 km de extensão que cortam Paris.

Repleto de bares e restaurantes que costumam ficar cheios e bem animados, principalmente durante o verão e a primavera, o Rio Sena tem três ilhas (duas naturais e uma artificial) que valem a sua visita, tanto pelos pontos turísticos que abrigam, como a Catedral de Notre Dame, um palácio medieval, casarões históricos, bares e restaurantes, quanto pela vista que oferecem de outros pontos da cidade.

Montmartre: Sacré-Coeur e Moulin Rouge

A região de Montmartre abriga a Basílica do Sagrado Coração, ou Sacré Coeur, em francês, que fica no topo de uma colina. Construída entre 1875 e 1919, ocupa um dos pontos mais altos da capital e atrai muitos turistas que estão em busca de uma das mais belas vistas da cidade. O mirante do domo, que tem 83 metros de altura, completa esse passeio belíssimo que vai render algumas das melhores fotos da viagem.

Além do interior da igreja e do domo, os jardins e as escadarias são de tirar o fôlego (para alguns, literalmente). Há, também, o carrossel que foi cenário do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain.

Ainda que a Basílica seja um dos principais pontos turísticos da região, não deixe de caminhar pelo entorno para conhecer essa que é  uma das regiões mais populares da cidade e que guarda também o Moulin Rouge, famoso cabaré aberto em 1889, que continua atraindo turistas do mundo todo que vão em busca de uma típica apresentação de dançarinas de Cancan.

Ópera Garnier

Um dos mais impressionantes edifícios de Paris, a Ópera Garnier foi construída em meados do século XIX. Além de atrair visitantes durante o dia, oferece também espetáculos à noite, o que torna a experiência ainda mais inesquecível. A escadaria dupla do salão de entrada tem 30 metros de altura, com afrescos e esculturas que tornam a vista ainda mais deslumbrante. Uma curiosidade é que o Teatro Municipal do Rio de Janeiro é uma versão menor deste palácio, que sem dúvidas é uma das mais belas construções de Paris.

Pompidou

O Centro de Artes George Pompidou é o principal espaço de arte moderna e contemporânea de Paris, contando com o Museu Nacional de Arte Moderna, biblioteca, cinema e a própria arquitetura do prédio, que por si só já vale a visita.

O Pompidou também serve como mirante da cidade, já que as paredes de vidro com escadas rolantes panorâmicas dão vista para toda a cidade, incluindo a Torre Eiffel. O espaço conta também com restaurantes e café e pode ser uma boa opção de passeio para o fim de tarde, por exemplo.

Jardim das Tulherias

Um dos mais antigos parques da cidade, o Jardim das Tulherias é também um dos principais pontos turísticos de Paris. Construído em meados do século XVI, ocupava a área de uma fábrica de telhas (tuileries, em francês).

Além dos turistas, que se impressionam com o movimento e a beleza do lugar, moradores também frequentam seus cafés e procuram as fontes de água para aliviar o calor do verão intenso. Há muitas esculturas no local, inclusive de Auguste Rodin, e também o Museu da Orangerie, que tem algumas das obras mais conhecidas de Claude Monet, que pertencem à série Ninfeias.

Culinária Francesa

Durante sua visita à Paris, certamente você terá muitas oportunidades de provar alguns dos principais pratos da culinária que é considerada por muitos como a melhor do mundo. Existem muitos bares e restaurantes que servem comidas para todos os gostos e bolsos, incluindo pratos internacionais. No entanto, se quiser experimentar pratos típicos da frança, você pode procurar por uma das nossas sugestões, a seguir.

  • Coq Au Vin: no almoço, prove o Coq Au Vin, um delicioso prato feito com carne de galinha cozida com bacon, vinho tinto e outros temperos.
  • Ratatouille: prato feito à base de legumes cozidos, como pimentão, abobrinha, berinjela, tomate, e vários temperos especiais.
  • Quiche lorraine: deliciosa torta salgada preparada com queijo gruyère, creme de leite, ovo, bacon e noz-moscada.
  • Boeuf bourguignon: clássico ensopado de carne feito com vinho tinto, cebola pérola, cogumelos e bacon.
  • Bouillabaisse: frutos do mar, tomate, batata, cebola, açafrão, sementes de funcho e uma bebida alcoólica local, o pastis.
  • Crème Brûlée: duas camadas de creme de baunilha sob um topo de açúcar caramelizado crocante.
  • Tarte Tatin: torta de base amanteigada, com frutas caramelizadas e calda.
  • Croque Monsieur: um delicioso sanduíche de queijo e presunto com molho béchamel. Na versão croque madame, é acrescentado também um ovo por cima do pão.

Principais pontos turísticos de Paris

Agora que você já conheceu alguns dos principais pontos turísticos de Paris, que têm tudo para tornar a sua viagem inesquecível, que tal começar a organizar as malas e deixar tudo pronto para embarcar? Boa viagem e até a próxima!

*Com a colaboração de Bruna Rodrigues.

Fabiana Zveiter

Jornalista, redatora e produtora de conteúdo de todos os tipos, para todos os gostos e necessidades. Sou uma apaixonada pelo universo da escrita que ama histórias, viagens, cachorros, nerdices e afins. Sempre que posso estou de malas prontas para a próxima aventura.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *