É impossível visitar Londres sem se encantar. O coração do Reino Unido é uma perfeita união entre o antigo e o novo, demonstrando isso em cada um de seus pontos turísticos.
Para conhecer um local tão rico e com tantas atrações culturais, você poderá precisar de muito mais do que apenas uma semana ou um mês. Mas se você não tem tanto tempo disponível, não se preocupe: preparamos um guia com os principais pontos para visita, meios de transporte, moeda e outras informações indispensáveis para uma estadia agradável na cidade da Rainha. Confira!
Pontos turísticos em Londres
A capital inglesa tem muito a oferecer aos seus turistas. Inclusive, alguns estudos apontam Londres como a cidade com maior densidade de pontos turísticos do mundo. Os diversos museus, palácios, abadias e construções históricas atraem cerca de 27 milhões de pessoas por ano. Veja quais são os locais imperdíveis para os visitantes de primeira viagem.
o que fazer em Londres em 10 dias!
1. Big Ben e o Westminster Palace
É óbvio que você já deve ter ouvido falar do principal ponto turístico londrino. A marca registrada da cidade faz parte do Palácio de Westminster e fica na Torre Elizabeth II (Big Ben não é o nome da atração em si, apenas do sino de aproximadamente treze toneladas que se encontra nela). Já o palácio, Patrimônio Mundial da Unesco e antiga residência da Família Real Britânica, pode ser conhecido aos sábados, quando é oferecido um tour guiado pelos prédios que o compõem.
2. Westminster Abbey
A Abadia de Westminster é uma enorme igreja em estilo gótico datada do século XI, extremamente famosa por ser o local onde ocorre a coroação dos monarcas e a maior parte dos casamentos reais. Além disso, lá foram enterrados os corpos de diversas personalidades e intelectuais ingleses, como Isaac Newton e Charles Darwin. A Abadia, considerada uma das principais construções religiosas de todo o território inglês, pode ser visitada segunda, terça, quinta e sexta, das 9h30 às 15h30, quarta, das 9h30 às 18h ou sábado, das 9h30 às 13h30. O ingresso custa £18 para adultos e £8 para crianças.
3. London Eye, the Millennium Wheel
A famosa roda-gigante de 135 metros é a maior da Europa e segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Singapore Flyer, situada no continente asiático. Foi inaugurada para comemorar a chegada do novo milênio, no ano 2000. Em uma volta de aproximadamente trinta minutos, os turistas podem ver melhor o rio Tâmisa, os prédios do parlamento inglês e o restante da bela cidade. Ela pode ser visitada diariamente das 10h às 20h30 (de dezembro até março). De abril à agosto, o horário estende-se até as 21h30. Cada passeio custa em torno de £20.
4. Buckingham Palace
O Palácio de Buckingham é a morada oficial da monarquia britânica (embora a Rainha prefira o Palácio de Windsor). Ele só recebe turistas durante o verão, que vai de agosto até o início de outubro. Os ingressos custam £19 para os adultos e cerca de £11 para crianças. Durante todo o ano, a maior atração do palácio é a troca da guarda. A cerimônia ocorre às 11h30 diariamente, de maio a julho. No resto do ano, só é possível vê-la em dias alternados ou quando as condições climáticas permitem. Você não precisa pagar nada para assistir, mas é recomendado chegar com uma hora de antecedência no local.
5. Tower Bridge
Outro dos principais símbolos de Londres, a Tower Bridge é uma construção composta por duas torres. Elas são unidas por uma ponte, que sobe eventualmente para a passagem de embarcações maiores. As antigas passarelas, datadas de 1894, foram fechadas, dando espaço a um pequeno museu sobre a história da ponte, o Tower Bridge Experience. Considerada um dos melhores edifícios do território britânico, ela já teve destaque em alguns filmes, como “O Diário de Bridget Jones”, “007: O Mundo Não É O Bastante” e “Sherlock Holmes”.
6. Torre de Londres
À primeira vista, a Torre de Londres pode ser considerada um tanto sinistra. O monumento histórico, localizado na margem Norte do Tâmisa, é datado de 1078. A torre foi construída para proteger a região de invasões, mas já funcionou como morada de monarcas, sede da Casa da Moeda, zoológico e até local de execução e tortura. Hoje em dia, ela serve para guardar as jóias da Coroa Britânica. A Torre também abriga uma colônia de corvos que, segundo lendas, causariam o fim de todo o império se deixassem o lugar.
7. Oxford Street e Camden Town
A Oxford Street é uma das ruas de compras mais famosas da Inglaterra, abrigando cerca de trezentas lojas ao longo de três quilômetros. Lá é possível encontrar de tudo – desde peças de luxo até artigos mais baratos. Já Camden Town é marcada pelo estilo alternativo e punk dos frequentadores. A região já foi moradia de diversos músicos e artistas famosos, como Amy Winehouse. As ruas desse bairro são repletas de lojas e mercados, perfeitos para quem gosta artigos interessantes e bons preços.
8. British Museum e O Museu de Cera Madame Tussauds
Se você não gosta muito de museus, não tem problema: a visita ao British Museum vai mudar a sua opinião. A construção de três andares abriga mais de treze milhões de peças históricas, como incríveis máscaras astecas, esculturas egípcias e gregas. A entrada é gratuita. Já o Museu de Cera Madame Tussauds é espantoso: todas as estátuas, que vão dos Beatles até Hitler, são perfeitas e cheias de detalhes. O ingresso custa £30 para adultos e a partir de £25 para crianças. Os horários de funcionamento variam muito, e podem ser conferidos aqui.
Transporte
Metrô de Londres
O metrô de Londres (London Underground) é um dos meios mais utilizados para se locomover pela extensa cidade e seus arredores. Ele é o sistema mais antigo e extenso de todo o mundo, contando com 268 estações e aproximadamente 400 quilômetros. Os preços variam conforme o horário, podendo variar entre £4 e £15. Confira um mapa das linhas inglesas e seus percursos.
Ônibus
O sistema de ônibus inglês é um dos melhores e mais completos do mundo., oferecendo fácil acesso à diversas regiões da cidade. Você pode encontrar diversas informações, como custo da passagem e itinerários, no site da Transport For London.
Táxi
Quem quer andar nos black cabs ou nos minicabs pode ter que desembolsar um pouco mais. Você pode calcular o preço da corrida aqui. Existem algumas regras para viajar de táxi em Londres. Antes de entrar no carro, você deve informar o destino desejado ao motorista. Também é comum dar a ele uma gorjeta de cerca de 10% do valor da corrida. Além disso, você paga ₤2 a mais se pedir o táxi por telefone.
Mão Inglesa
Se você quiser alugar um carro para dirigir pelas ruas de Londres, muito cuidado: você pode ter alguns problemas para se acostumar com a chamada mão inglesa. Nesse sentido de circulação, o carro deve se manter à esquerda da pista. Veja quais são as outras mudanças:
A ultrapassagem deve ser feita pela direita.
As rotatórias são circundadas em sentido horário.
A maior parte das placas de trânsito se situam no lado esquerdo da via.
O banco do motorista e o volante ficam do lado direito, e o motorista deve utilizar a mão esquerda para efetuar as trocas de marcha.
Moeda – Libra esterlina
A moeda inglesa oficial é a libra esterlina (£). Dentre todas as moedas, ela é considerada a mais valorizada de todas, superando inclusive o euro e o dólar. Atualmente, £1 equivale a R$3,08, mas a cotação atual pode ser vista em sites como o portal Uol.
Clima em Londres
O clima de Londres pode variar extremamente dentro de um dia, indo da chuva ao sol. É sempre bom carregar uma sombrinha ou guarda-chuva, pois o céu é predominantemente nublado e a garoa fina é uma ocorrência comum. A região também é conhecida pelo verão suave (com temperaturas dificilmente chegando aos 30ºC) e o inverno rigoroso, com nevascas.
Temperatura média
Janeiro: mínima de 1ºC – máxima de 6ºC
Fevereiro: mínima de 1ºC – máxima de 7ºC
Março: mínima de 2ºC – máxima de 10ºC
Abril: mínima de 6ºC – máxima de 14ºC
Maio: mínima de 9ºC – máxima de 19ºC
Junho: mínima de 13ºC – máxima de 20ºC
Julho: mínima de 14ºC – máxima de 24ºC
Agosto: mínima de 14ºC – máxima de 24ºC
Setembro: mínima de 12ºC – máxima de 20ºC
Outubro: mínima de 8ºC – máxima de 14ºC
Novembro: mínima de 5ºC – máxima de 10ºC
Dezembro: mínima de 4ºC – máxima de 6ºC
Para finalizar esse post quero recomendar um outro conteúdo que temos aqui no blog que fala sobre o interior da Inglaterra. Se você gostar do país e decidir ficar um pouco mais, talvez alguns dias no interior seja o melhor destino para você.
Comentar