Está pensando na sua próxima viagem? Que tal conhecer os destinos mais populares da Europa? Espanha, França, Inglaterra, Itália, e Portugal estão entre os mais procurados pelos brasileiros e, neste artigo, falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles.
Se a sua vontade é viajar para o Velho Continente, chegou ao lugar certo. Além de saber mais sobre o país que você deseja visitar, daremos uma forcinha nos quesitos pontos turísticos, afinal, conhecer o lugar não basta, é preciso se aventurar também, não é mesmo?
No entanto, se ainda estiver em dúvidas sobre qual o país de destino, você pode definir o seu objetivo de viagem, enquanto anota todas as nossas sugestões de passeio. Assim, ficará mais simples saber se o melhor é conhecer um lugar com praias paradisíacas ou com grandes metrópoles, por exemplo. Acompanhe a leitura e faça as malas!
Sobre a Europa
Conhecida como “Velho Continente”, a Europa está localizada no hemisfério norte do globo terrestre. Com uma área acima de 10.500.000 km², e uma população de mais de 744 milhões de habitantes, ela é uma das mais desejadas quando o assunto é viajar.
No entanto, devido ao seu tamanho, é impossível conhecê-la de uma única vez. Para se ter ideia, a Europa é composta por 50 países subdivididos em quatro áreas: Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional, sendo a Rússia a maior em extensão territorial e o Vaticano, o menor.
Abaixo, apresentamos os 50 países que a compõem:
- Albânia;
- Alemanha;
- Andorra;
- Áustria;
- Bélgica;
- Bielorrússia;
- Bósnia;
- Bulgária;
- Cazaquistão;
- Chipre;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Grécia;
- Hungria;
- Irlanda;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Macedônia do Norte;
- Malta;
- Moldávia;
- Mônaco;
- Montenegro;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia. País de Gales).
- Tchéquia;
- Romênia;
- Rússia;
- San Marino;
- Sérvia;
- Suécia;
- Suíça;
- Turquia;
- Ucrânia;
- Vaticano.
Agora que você conheceu todos os países, chegou o momento de saber quais os destinos mais populares da Europa. Vale dizer que fizemos uma seleção com base em pesquisas, porém isso não significa que você deva se ater apenas aos lugares citados aqui. As nossas sugestões servem apenas para ajudá-lo a organizar o seu roteiro dos sonhos. Vem com a gente!
Destinos mais populares da Europa
Confira, agora, alguns dos destinos mais populares da Europa. Começando pela Espanha e terminando no Reino Unido. Anote tudo e tenha uma boa viagem!
Espanha
A Espanha é um dos destinos mais populares da Europa, especialmente se você busca por um lugar de clima quente, cidades agitadas e belas praias. O país, localizado próximo a Portugal, é apaixonante.
Com uma arquitetura encantadora e incríveis cidades históricas, a Espanha é um local ao qual é necessário dispor diferentes dias para conhecer por completo. Isso se você não quiser perder a oportunidade de visitar todo o charme espanhol e ainda provar uma gastronomia de deixar qualquer um com água na boca.
O que fazer na Espanha?
A Espanha é um lugar que ultrapassa os limites do encantamento. Isso porque possui atrações únicas e uma identidade que cativa os visitantes. Em outras palavras, não importa para onde você vá, ficará deslumbrado com tanta beleza.
Conhecida pela sua rica história, a Espanha oferece uma ampla gama de pontos turísticos para serem explorados. Começando pela cidade de Barcelona, muito conhecida pela sua arquitetura repleta de obras, como as de Antoni Gaudí, por exemplo, dentre as quais a “Sagrada Família” é a mais popular e buscada pelas pessoas.
Entretanto, a Alhambra, situada em Granada, não fica atrás. Trata-se do segundo lugar mais turístico do país, visto que foi a residência do monarca do Reino de Nazaré de Granada. Além disso, está localizada em um dos pontos mais altos da cidade, o que provoca uma visão ideal e estratégica.
Outra excelente opção é a capital Madri, famosa pelos seus renomados museus que abrigam uma série de obras-primas, e o Palácio Real de Madri, residência oficial dos reis, embora não vivam lá. A riqueza artística do lugar é encantadora e conta com obras de Francisco de Goya, Velázquez e Caravaggio, ou seja, basta um único trajeto para você descobrir toda a história do país.
Inclusive, ainda em Madri, temos a Puerta del Sol, um lugar propício aos passeios, com muitas lojas e atrações.
Não podemos deixar de mencionar a Cidade das Artes e das Ciências, localizada em Valência. O local foi projetado pelo mesmo arquiteto que desenhou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A cidade em questão também é conhecida pela sua estrutura futurista, por suas praias e, claro, pelas festas das Fallas. Logo, opções não faltam, concorda?
No entanto, se a sua intenção é saber mais sobre a história do país, você precisa visitar a Catedral Gótica e a Torre La Giralda, ambas em Sevilha. Além disso, o Alcázar de Sevilha também não pode ficar de fora do seu roteiro, pois se trata de um palácio real, considerado por todos uma joia arquitetônica.
Por falar em lugares que devem constar em seu roteiro, a Plaza de España é o segundo ponto turístico mais interessante do mundo, segundo os usuários do TripAdvisor. Isso porque, ele aparece em filmes como o Star Wars, em uma mistura de influência árabe e cristã. Situada no Parque Maria Luisa, a praça é considerada a marca de Sevilha.
Contudo, não são apenas os lindos lugares que farão com que o seu passeio à Espanha valha a pena. A gastronomia espanhola está entre as mais apreciadas do mundo. É fato que, cada lugar no país tem a sua comida típica, porém a variedade de sabores e temperos tornam todas as receitas da Espanha únicas e desejadas.
Entretanto, podemos citar a Paella, o prato mais famoso de Valência, à base de arroz e frutos-do-mar e as tortilhas que, embora sejam uma receita espanhola, são muito consumidas pelos brasileiros, pela facilidade de preparo.
França
A França é, sem dúvida alguma, um dos destinos mais populares da Europa. Isso porque, nenhum outro país do mundo todo recepciona tantos turistas quanto a casa da Torre Eiffel. Para se ter uma ideia, o país recebe cerca de 89 milhões de turistas todos os anos e 17 milhões somente em sua capital, Paris.
Grande parte dos visitante são de outros países da Europa, e impressionantes 12 milhões sendo dos EUA. Essa preferência pela França ocorre, principalmente, pela vasta lista de lugares para conhecer. Dentre eles, a Catedral de Notre Dame e o Museu do Louvre, lugares muito populares entre os turistas.
O que fazer na França?
Como já mencionamos, não é novidade para ninguém que Paris é o lugar mais procurado na França pelos turistas. No entanto, muito se engana quem pensa que a Torre Eiffel é a única responsável por isso.
Os pontos turísticos do país são repletos de cultura e podem enriquecer muito o seu conhecimento. Isso porque se tratam de lugares cheios de marcos históricos e fatos vistos somente nos livros de História. Além disso, a beleza da França é explícita em sua arquitetura e áreas públicas, ou seja, todo esse deslumbre resume bem o desejo de estar na França.
Podemos começar pela Torre Eiffel que, com seus 325 metros de altura, garante uma vista deslumbrante, especialmente para os românticos de plantão. Contudo, como já dissemos, além dela, o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame, também em Paris, são pontos turísticos excelentes.
Isso porque no Arco do Triunfo há um terraço panorâmico com uma vista invejável. No Louvre, você tem acesso a populares obras de arte, como a Mona Lisa, por exemplo, e a Catedral de Notre Dame é um símbolo da história francesa.
Em Versalhes, você pode conhecer o luxuoso Palácio, lugar no qual foi a residência dos reis da França. Além da beleza, ele conta com a apresentação da história política do país. Entretanto, a cidade também dispõe de outros passeios interessantes como a Catedral São Luís de Versalhes, Teatro Montansier, Museu Lambinet e seus diversos mercados que oferecem opções de itens para compras e gastronomia francesa.
Na França, você também pode aproveitar as atrações de inverno dos Alpes, como o Grenoble e o Chamonix-Mont-Blanc, ou se preferir pode visitar as praias paradisíacas da Riviera, como Cannes, Nice e Saint-Tropez, tudo vai depender da região em que você se hospedar. Isso porque, o clima costuma ser bem agradável, ou seja, nem tão frio, nem tão quente.
Caso você opte pelos passeios propícios ao clima quente, além de Riviera, a dica é visitar Marselha, lugar repleto de museus e parques. A cidade é a mais antiga da França e também uma das mais escolhidas pelos turistas. Inclusive, mais do que as belas praias, você conhecerá os seus lindos e encantadores castelos.
Contudo, se você é do time dos amantes da natureza, precisa incluir a Ilha Francesa de Córsega em seu roteiro. O lugar é, simplesmente, encantador e cativa os visitantes devido às suas paisagens repletas de montanhas, falésias e lindas praias. Além disso, se a sua preferência for pelos parques, é possível visitar o Disneyland Paris, localizado a 30 km de Paris.
Diferentemente da Disney em Orlando, a Disney Paris dispõe de dois únicos parques: o Walt Disney Studios e Disneyland Park. Vale dizer, que os parques são pequenos comparados aos de Orlando, no entanto, possuem diversos brinquedos e atrações para todas as idades.
Inglaterra
Terra de Shakespeare, Beatles e Harry Potter, a Inglaterra é um dos destinos mais populares da Europa. O país faz parte do Reino Unido, mas merece destaque por ser o mais visitado entre todos da Grã-Bretanha.
Repleto de atrações turísticas, a Inglaterra garante aos turistas uma combinação perfeita de beleza natural, cultura e história. Cada um dos lugares mencionados, a seguir, proporcionam uma experiência única que refletem na herança histórica e cultural desse país.
O que fazer na Inglaterra?
Se você tem vontade de conhecer a Inglaterra é porque, provavelmente, já ouviu sobre os seus clichês, não é verdade? Cabines telefônicas, ônibus vermelho de dois andares e cerveja quente são apenas alguns dos elementos comentados com frequência entre os turistas.
No entanto, basta sair de Londres, para descobrir um mundo nunca visto. É claro que a cidade inglesa é parada obrigatória para você que deseja ir à Inglaterra. Isso porque, se trata de um lugar com uma vasta opção de opções para se aventurar. Na capital, você encontra atrações como a Torre de Londres, o London Eye, o Palácio de Buckingham, o Shakespeare ‘s Globe Theatre, o icônico Big Ben, além de, claro, centenas de catedrais, parques e museus.
Contudo, não podemos esquecer que a Inglaterra também é a terra do Harry Potter. Por isso, visitar Oxford precisa estar no seu roteiro. Uma das cidades mais famosas e prestigiadas do mundo, Oxford tem 900 anos, e é conhecida como cidade universitária. Em razão disso, é muito comum que você se depare com centenas de estudantes com gravatas borboleta pelos arredores.
Para se ter uma ideia, diversos famosos se formaram em Oxford, como JRR Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis” e Lewis Carroll, o criador de “Alice no País das Maravilhas”. Além disso, Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, também se graduou na cidade. O local possui biblioteca, teatro e museu, ou seja, se você for fã de história, estará no lugar certo. Além disso, Oxford é um excelente lugar para passeios a pé ou de barco.
Assim como Oxford, Cambridge também dispõe de uma universidade, a qual é considerada uma das melhores do mundo. Não é para menos, uma vez que Isaac Newton, Stephen Hawking e Charles Darwin se formaram por lá. O local conta com um centrinho repleto de áreas verdes e igrejas, ideal para excelentes descobertas e com parada obrigatória para relaxar.
Outro lugar que você precisa conhecer na Inglaterra, é o Castelo de Windsor, localizado na cidade de mesmo nome. Esse era o lugar preferido da Rainha da Inglaterra, tanto que foi o palco do casamento real de Harry e Meghan, e também o local onde Elizabeth II foi sepultada. O castelo é aberto à visitação e fica próximo a Londres, saindo da estação de trem Paddington, muito conhecida por dar nome a um dos ursos mais amados pela criançada.
Há muito o que se fazer na Inglaterra e, dentre tantas opções, você não pode deixar de visitar a cidade onde nasceu Shakespeare. Stratford-upon-Avon, está localizada no condado de Warwickshire e dispõe de diversas atrações que, inclusive, se relacionam com as obras do gênio da dramaturgia inglesa. Além disso, Liverpool também é um destino que não deve ficar de fora dos seus planos. A terra natal dos Beatles é repleta de igrejas, museus e pontos turísticos, em sua maioria, gratuitos.
Itália
País perfeito para quem é apaixonado por história e literatura, a Itália é muito parecida com a França, no que diz respeito às lindas paisagens. Composta por pequenos vilarejos, praias mediterrâneas e uma gastronomia deliciosa e popular, ela ganha destaque entre os turistas.
No entanto, seu principal diferencial é a quantidade de atrativos históricos. Para mensurarmos, são mais de cem mil monumentos presentes no país. Além disso, são considerados, historicamente, como os mais importantes do mundo. Já deu para notar que alternativas de passeio não faltam na Itália, não é mesmo?
O que fazer na Itália?
Do norte ao sul, há uma infinidade de atividades para fazer na Itália. Não é à toa que o país é um dos mais visitados do mundo. Ademais, como já dito, não há quem disponha de mais Patrimônios da Humanidade que a Itália, e isso é o que justifica a procura por turismo no local.
Podemos começar por Roma, também chamada de “Cidade Eterna”. O lugar está repleto de museus, igrejas, monumentos e pontos que transmitem uma beleza incomparável, como o Coliseu, a Fonte de Trevi e o Fórum Romano. Roma é o lugar ideal para você que está planejando passar as férias na Itália, isso porque, a cidade é excelente para relaxar e ser explorada até mesmo a pé.
Uma das paradas obrigatórias do país é Nápoles, cidade conhecida pelo Piazza del Plebiscito, lugar considerado ponto de encontro e muito usado para eventos. Além disso, a Basílica de São Francisco esbanja beleza por meio de sua colunata neoclássica e, o Plazzo Realeza, com sua fachada de tijolos na cor rosa.
Com seus canais e gôndolas, Veneza é o destino perfeito para os apaixonados. A cidade é conhecida como a mais romântica. Contudo, muito mais que um lugar para os casais, ela também é perfeita para passeios com amigos e familiares.
A Praça, bem como a Basílica de São Marcos e a Ponte dos Suspiros, são alguns dos pontos mais visitados pelos turistas. Por falar nessa última, Veneza também se destaca por suas mais de 300 pontes que oferecem conforto ao trajeto dos visitantes.
Além de Roma, Nápoles e Veneza, você precisa incluir Florença em seu roteiro. Isso porque, ela possui um imenso patrimônio cultural e ainda dispõe de diversas obras de artes importantes para o país, abrigadas na Galeria Uffizi. E, já que mencionamos a cultura, você não pode esquecer de Pisa, cidade famosa por sua torre inclinada e o lugar onde nasceu e viveu Galileo Galilei.
Por fim, lembre-se de visitar Verona, a cidade do amor entre Romeu e Julieta que, inclusive, ficou conhecida devido ao romance shakespeariano. Por lá, é possível visitar a Casa de Romeu e Julieta, local com uma fachada de tijolos e um portal que leva os visitantes ao seu interior para admirar a estátua de bronze de Julieta, instalada na varanda onde surgiu o amor entre os dois jovens.
Portugal
Portugal é um destino muito visitado pelos brasileiros. Alguns buscam pelo país, simplesmente, pelo fato da língua ser bem semelhante ao português do Brasil. Outros, porque desejam conhecer mais sobre a história e a herança deixada pelos portugueses. Por um motivo ou pelo outro, o país é uma excelente opção se você deseja conhecer a Europa.
Um lugar apaixonante e com baixo custo de visitação, Portugal é o segundo país da Europa mais procurado pelos viajantes do Brasil, perdendo apenas para a França. As possibilidades de turismo são extensas, e vão desde praias, até locais para o enriquecimento cultural. Além disso, apreciar o vinho do porto é algo que raramente passa batido.
O que fazer em Portugal?
Como dito anteriormente, há diversas opções de turismo em Portugal. A cidade atrai milhares de pessoas todos os anos. De Lisboa às ilhas dos Açores, o lugar dispõe de clima quente quase o ano todo, principalmente no Sudoeste.
Por falar em Lisboa, a cidade é quem ganha o título de mais visitada do país. E não é para menos, basta considerar os seus castelos, praças, mosteiros e charmosa arquitetura. Inclusive, a gastronomia não deixa a desejar, impressionando os visitantes. Seus bairros contam a história fascinante da cidade e você pode conhecê-los um a um. Lembre-se de passar por Alfama, o mais antigo da cidade, no qual é possível chegar de trenzinho.
Por outro lado, Coimbra também conta muito bem a história de Portugal e esbanja beleza e cultura por meio de seus edifícios históricos e palácios, como o antigo Palácio Real. Além disso, o lugar é repleto de áreas verdes, nas quais você pode relaxar e ter maior contato com a natureza. O Jardim Botânico, por exemplo, é o local mais romântico da cidade e a Catedral Velha de Coimbra, representa o testemunho mais importante e antigo do país.
Se você for a Portugal para uma viagem a doi, além do Jardim Botânico, em Coimbra, você também pode conhecer o Palácio de Pena, localizado em Sintra, a cerca de 30 km de Lisboa. Aliás, Sintra em sua totalidade, além de ser reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, também é considerada uma cidade portuguesa romântica, repleta de lojas, restaurantes, montanhas e paisagens encantadoras.
Portugal também é um país de belas praias, a cidade de Algarve, por exemplo, é famosa por suas estâncias balneárias e pelo bom clima durante o ano. Já nas Ilhas dos Açores, você encontra um arquipélago com 9 ilhas de origem vulcânica. Em outras palavras, se você for adepto a passeios na natureza, irá se maravilhar com as paisagens intocadas e suas características próprias.
Tudo pronto para conhecer os destinos mais populares da Europa?
Agora que exploramos os destinos mais populares da Europa, a pergunta que não quer calar é a seguinte: anotou tudo? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você escolher quais lugares entrarão em seu roteiro de viagem.
Vale destacar, que a nossa lista foi pensada e considerada com base nas recomendações de outros viajantes, no entanto, você pode nos sugerir lugares e atrações diferentes, caso já tenha visitado a Europa. As suas considerações são muito importantes para as pessoas que buscam por novas aventuras.
Lembre-se de se organizar para viajar e providencie o seu diário de viagens, afinal, ter o registro de tudo será importante para as memórias que você consultará com carinho no futuro. Não se esqueça de compartilhar este conteúdo para auxiliar outras pessoas que estão em busca dos destinos mais populares da Europa, e consulte os documentos necessários para a viagem. Até a próxima!
Comentar