Pronto para conhecer as comidinhas brasileiras mais deliciosas e imperdíveis de todos os tempos? Fizemos uma seleção que certamente vai agradar aos mais variados paladares, e que de quebra você ainda pode apresentar para algum turista que esteja visitando nosso país.
Vale lembrar que como a diversidade cultural e gastronômica do Brasil é inigualável, é bem possível que você também não conheça todos os pratos dos quais vamos falar. Aproveite essa deixa, então, e vá com tudo conhecer algumas das mais famosas gostosuras da nossa terra.
Comidinhas brasileiras: as origens das delícias e o charme brazuca na panela
Muitos dos nossos pratos mais conhecidos são heranças culturais dos povos indígenas, dos africanos e dos europeus, sejam eles portugueses, italianos, alemães, espanhóis e muitos outros mais. A grande diferença, e que confere a cada prato uma originalidade e um sabor inconfundível, é o toque brasileiro a cada uma dessas iguarias, que pode vir tanto dos ingredientes, quanto dos temperos ou do modo de preparo.
Além disso, nosso país conta com um território imenso. Então, é muito natural que nem mesmo o povo daqui consiga conhecer minuciosamente todas as comidinhas brasileiras preparadas em nossas diferentes regiões. Isso sem falar que um mesmo prato pode ser preparado de uma maneira no Nordeste e de outra bastante diferente no Sul. Ou seja, as possibilidades são quase infinitas!
Vamos conhecer 30 comidinhas brasileiras que são a cara do nosso país, e que você precisa conhecer.
1. Feijoada
Naturalmente, nossa lista de comidinhas brasileiras tinha que começar por ela, a clássica feijoada. Se o nosso feijãozinho com arroz de todo dia tem lugar cativo em nossas mesas e corações, o que dizer do incremento com linguiça, carne seca, e costela cozidas, acompanhadas por uma belíssima farofa, couve à mineira cortada fininho e rodelas de laranja para finalizar? É delícia pura!
2. Coxinha
O salgadinho que é a cara do Brasil vem ganhando recheios diferentes e até versões doces de uns anos para cá. No entanto, a nossa coxinha clássica tem recheio de frango desfiado (ocasionalmente acompanhado por queijo cremoso), uma massa sequinha e tão gostosa que tem quem goste de comer até mesmo pura. Deu até água na boca!
3. Pão de queijo
Essa perfeição vinda de Minas Gerais tomou conta do Brasil e do mundo faz tempo. E não é pra menos: a bolinha divina, originalmente feita apenas com queijo e polvilho, encontra versões recheadas com doce de leite, goiabada, queijo cheddar, frango, bacon e até carne seca! Mas ainda que seja impossível pão de queijo ser ruim, é a versão tradicional mesmo que conquista multidões e agrada tanto a quem busca uma companhia para deixar o cafezinho da tarde menos solitário, quanto aqueles que querem forrar o estômago na correria do trabalho ou dos estudos.
4. Arroz carreteiro
Além de ser uma das comidinhas brasileiras típicas do sul do país, é considerado também um dos pratos responsáveis por manter alimentados, fortes e saudáveis muitos brazucas em viagens de trabalho pelo campo, em dias de trabalho árduo e longe de casa. A combinação traz arroz, feijão, linguiça, bacon, carne seca, tomate e temperinhos diversos. Uma curiosidade: o nome do prato faz referência aos carreteiros, homens que levavam mercadorias em carroças puxadas por bois no início do século passado, que misturavam charque ao arroz para maior praticidade ao comer.
5. Moqueca de peixe
Uma espécie de caldeirada, que pode ser preparada apenas com peixes ou crustáceos também, a moqueca de peixe é um prato tipicamente africano, mas que ganhou contornos brasileiros com o passar do tempo. Por aqui costumamos colocar camarão, pimentões coloridos, tomate, leite de coco e azeite de dendê.
6. Acarajé
E por falar em azeite de dendê, nossa lista não estaria completa sem essa iguaria que, de tão brasileira, é considerada até patrimônio cultural. O bolinho de origem africana é cortado ao meio e recheado com camarão, vatapá e caruru, que são, respectivamente, um creminho de camarão e um cozidinho de quiabo. Tudo, claro, com muito tempero e bastante pimenta!
7. Pato no tucupi
Esse prato típico da região norte do país é uma das comidinhas brasileiras mais consumidas pela população local. O tucupi é um caldo extraído da mandioca brava. Um dos ingredientes mais importantes no preparo é o jambu, uma erva conhecida por provocar dormência na boca e que, por isso mesmo, precisa ser usada nas quantidades certas.
8. Brigadeiro
Nem chegamos ainda na hora da sobremesa e ele, o doce favorito de dez entre dez brasileiros (ou quase) já pintou na nossa lista. Essa delícia preparada com chocolate, leite condensado e um tiquinho de manteiga tem muitas versões (gourmet, inclusive) e inúmeras combinações com outros ingredientes. Mas como o básico bem-feito sempre tem seu espaço, essa bolinha coberta por granulado não pode faltar em nenhuma festa que se preze.
9. Bolinho de chuva
Mais uma iguaria muito popular em Minas Gerais, o bolinho de chuva tem sua origem em terras portuguesas. O preparado de farinha, ovos, leite e fermento forma bolinhas que são fritas em óleo quente e depois cobertas por uma misturinha de açúcar com canela. Se você for muito brabo vai aguentar esperar esfriar para começar a comer, mas eu du-vi-do que consiga comer um só.
10. Canjica
Pode ser chamada também de mungunzá, munguzá ou mingau de milho branco. A canjica faz parte das comidinhas brasileiras que se espalham pelo país durante as festas de Santo Antônio, São Pedro e São João, nos meses de junho e julho, mas em muitas regiões se faz presente o ano inteiro. Consiste em um doce cremoso feito com os grãos do milho branco e uma mistura de leite de coco, coco em raspas, leite condensado e canela.
11. Tapioca
Pense num alimento com mil e uma utilidades. A tapioca vem da goma retirada da mandioca e, depois disso, assume muitos formatos: farinha seca (também chamada de polvilho doce), goma de tapioca (ou tapioca hidratada), tapioca granulada e pérolas de tapioca. A partir daí pode ser parte de preparos de pão, bolo e doces, e também da tapioca na frigideira, que pode ser recheada com o que você quiser. Bom demais!
12. Bolo de fubá
Se só de ler você já consegue até sentir o cheirinho tomando conta da casa, sabe como o bolinho de fubá merece fazer parte da lista de comidinhas brasileiras conhecidas em todo o mundo. A combinação entre fubá (um tipo de farinha de milho), leite, ovos e um toque de erva-doce faz desse bolinho o acompanhamento perfeito para o café da tarde ou aquela visita na casa da avó.
13. Paçoca
Mais um presente das mesas brasileiras para o mundo, a paçoca bate recordes de venda no período das festas juninas e julinas, mas também se faz presente na vida de muita gente ao longo dos demais meses do ano. O que esse docinho de amendoim tem de pequeno, tem também de milagroso: há quem diga que uma paçoquinha no meio da tarde pode melhorar o humor em 100%!
14. Bobó de camarão
Voltando aos pratos salgados, o bobó de camarão é uma herança da culinária africana que ganhou outros ares e ingredientes em terras brasileiras. Por aqui, é preparado com camarão, leite de coco, azeite de dendê e temperinhos variados. É um primo da moqueca, mas com uma diferença significativa na textura: o bobó leva farinha de mandioca na preparação, fazendo com que fique mais grosso e consistente do que o caldo da moqueca.
15. Leitão à pururuca
Se você já viu um leitão inteiro sobre uma bandeja, com uma maçãzinha na boca, há grandes chances de que fosse um leitão à pururuca. Essa receita portuguesa, que se tornou um ícone da culinária mineira, consiste em temperar (bastante) a carne do leitão e depois levá-lo para assar em forno bem quente, por cerca de 10 horas. Para os mais corajosos, com espaço em casa e bastante prática na cozinha, também é possível colocar o leitão inteiro em um tacho grande com gordura fervente.
16. Baião de dois
E vamos mais uma vez de arroz e feijão no prato e na lista de comidinhas brasileiras! Essa combinação imbatível dá origem a muitas refeições saborosas. Aqui, a receita leva carne de sol, cebola, queijo coalho e temperos, numa mistura de encher os olhos e o estômago também. Dependendo do gosto do freguês, pode levar também paio cortadinho.
17. Tacacá
Uma das comidinhas brasileiras símbolo da região norte do país, o tacacá é um prato indígena muito característico do Amazonas. O caldo é feito com camarão, leva goma de mandioca para engrossar, pimenta e alho para temperar, e folhas de chicória e jambu. Sabores fortes para pessoas fortes!
18. Pamonha
O milho é o ingrediente base dessa iguaria, que é uma das comidinhas brasileiras típicas dos povos indígenas. O preparo consiste em ralar o milho e misturar com leite, fazendo uma espécie de purê. Essa massa então deve ser embrulhada em uma palha do próprio milho, e colocada para assar ou então ferver. Muito versátil, a massa da pamonha pode se transformar em um lanche salgado ou doce, bastando apenas acrescentar sal ou açúcar e canela à mistura.
19. Bolo de rolo
Ele até pode parecer um rocambole, mas o bolo de rolo típico de Pernambuco está em outro patamar. A massa é um pão de ló incrivelmente fininho e macio, recheado com doce de goiaba. A montagem exige uma certa prática e experiência para que o bolo de rolo fique com aquela aparência perfeita, que parece até que foi pintado à mão.
20. Pavê
Mas é pavê ou é pra comer? A receita pode até ter sido inspirada em uma sobremesa francesa, mas a piadinha não poderia ser mais brasileira! Por aqui, a versão clássica intercala mil camadas de biscoitinhos maisena ou então os famosos biscoitos champanhe, com cremes que podem levar ou não chocolate no preparo. Difícil é esperar gelar antes de atacar o doce!
21. Pudim de leite condensado
Com furinho ou sem furinho, essa sobremesa é uma das líderes em comidinhas brasileiras para apresentar aos turistas gringos. Nossa versão leva ovos, leite e leite condensado, perfeitamente misturados e dispostos em uma forma com furo no centro, já preenchida de uma deliciosa camada de açúcar derretido para formar caramelo. O cozimento é feito em banho-maria, e depois de pronto costuma durar pouquíssimo tempo na geladeira, mesmo das pessoas mais comedidas.
22. Farofa
O que seria dos brasileiros sem uma farofinha pra acompanhar? Muito versátil, a farofa pode ser feita apenas com farinha e gordura (que pode ser manteiga, azeite, óleo, óleo de coco, azeite de dendê etc.) ou levar ingredientes extras, como alho, ovos, bacon, castanhas, azeitonas, passas, banana e o que mais sua imaginação mandar. Aliás, a farinha também pode ser de vários tipos: a de mandioca (também chamada de farinha de mesa) é a mais usada, mas é possível fazer com farinha de milho e farinha panko também.
23. Açaí
Conhecido faz tempo pelos brasileiros do norte e nordeste, o açaí ganhou o resto do país e boa parte do mundo de alguns anos para cá. Pode ser consumido como acompanhamento em pratos salgados, como peixe frito com açaí, ou como a estrela da festa, numa cumbuca bem generosa onde se pode adicionar (ou não) complementos como banana, morango e granola.
24. Vatapá
Mais uma das comidinhas brasileiras herdada dos africanos, o vatapá é um preparo de farinha com fubá, camarões, gengibre, pimenta, amendoim, azeite, cebola, alho e otras cositas más. Os mais conhecidos são o vatapá paraense, que utiliza caldo de camarão seco batido na receita, e o vatapá baiano, que usa o pão amanhecido e o amendoim para engrossar o prato.
25. Pastel
O que seria do brasileiro sem um pastelzinho com um copo de caldo de cana bem geladinha para acompanhar, não é mesmo? Uma das comidinhas brasileiras mais encontrada nas feiras locais, o pastel é uma benção cuja origem exata se desconhece, mas que não impede que apreciemos seu sabor. Os recheios são os mais variados, doces e salgados, e há também o magnífico pastel de vento: nele, não há recheio, apenas a massa sequinha e crocante para comer de olhos fechados.
26. Bauru
Um dos sandubas mais brasileiro que existem, o Bauru foi criado por Casimiro Pinto Neto enquanto estudava Direito no Largo do São Francisco, em São Paulo. O lanche, que tem mais de 50 anos de criado, e de tão emblemático passou a ser considerado patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo, leva um pão francês sem miolo, rosbife, queijo derretido, tomate e picles. Simples e perfeito.
27. Quindim
Mais uma receita importada dos europeus, e abrasileirada graças a Deus, o quindim oferece a combinação perfeita entre ovos, açúcar e coco ralado. Dizem que a receita original levava amêndoas, mas na falta delas os brasileiros substituíram por coco, abundante por aqui. Uma curiosidade: o nome da receita portuguesa era brisa-do-Lis. Por aqui, o doce passou a ser chamado de quindim pelos escravizados que trabalhavam nas cozinhas dos senhores de engenho, que significa encanto ou dengo.
28. Tambaqui assado na brasa
Peixe típico da Amazônia, o tambaqui é muito consumido pelos moradores locais e não pode faltar na mesa de quem busca experimentar comidinhas brasileiras que não existem em nenhum outro lugar do mundo. Preparado direto na brasa, o que dá um sabor único ao pescado, é servido com farofa, molho e arroz.
29. Frango com quiabo
Essa combinação é a cara de Minas Gerais, sem dúvidas, mas pode ser encontrada no país todo. O preparo consiste em frango cortado em pedaços, temperado com sal, pimenta e alho, refogado com quiabo cortado em rodelas ou pedacinhos.
30. Churrasco
Essa lista de comidinhas brasileiras não estaria completa sem um belíssimo churrasco brasileiro. Prato tradicional no sul do país, o churrasco conquistou o Brasil inteiro com a possibilidade de colocar praticamente tudo em um espeto sobre uma brasa bem quente. Os acompanhamentos são muitos e variam a cada cidade, mas é bem comum encontrar arroz, batata frita, farofa, molho, queijo coalho, legumes assados e o que mais seu paladar pedir.
Comidinhas brasileiras: pratos que você só encontra por aqui
Sejam preparos originalmente brasileiros, ou herdados de outros países, há muitas comidinhas brasileiras para experimentar e descobrir no nosso país. A gastronomia faz parte da cultura de um povo, e vai muito além da maneira como os alimentos são preparados e servidos: está, também, na experiência em torno da mesa, quando compartilhamos nossas refeições com amigos e familiares, tornando cada momento inesquecível – sejam eles vividos em restaurantes de luxo ou aqueles que residem na simplicidade de um belo prato-feito.
Comentar