Definir o que fazer em Curitiba hoje não é tão simples como era antigamente! Com muitas opções interessantes e atraentes, a cidade vem conquistando cada vez mais turistas de todas as partes do Brasil e também do exterior. Para saber por onde começar e descobrir o que fazer em Curitiba já na sua primeira visita, confira nosso artigo até o final!
O que fazer em Curitiba: destino ideal para viagens curtas em feriados e finais de semana
Curitiba, que também é conhecida como a capital verde do país, vem fazendo um belo trabalho de incentivo ao turismo. São muitas as opções para quem busca experiências culturais, gastronômicas, de passeios na natureza e muito mais. Confira alguns dos principais atrativos da cidade paranaense e programe-se para sua estadia por lá!
1. Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Curitiba é um cenário lindíssimo que vai render algumas das fotos mais bonitas da sua viagem, com toda certeza. Com jardins bem cuidados, trilhas harmoniosas, pássaros nativos e muito ar puro, está no topo da lista do que fazer em Curitiba, quer você esteja na cidade por apenas um fim de semana ou mais dias.
Um dos motivos é a impressionante estufa de vidro, com projeto arquitetônico inspirado nos salões ingleses. Em seu interior, uma grande diversidade de plantas e flores nacionais, que pedem que você diminua o ritmo para admirar toda a sua beleza. E, olha, pode acreditar: o local é tão bonito que até nos dias de chuva e vento frio (que não são raros por lá, vamos combinar) é possível ter uma boa experiência. Sem dúvidas, um destino para visitar em Curitiba que não pode faltar na sua lista!
Além da estufa que ilustra os cartões postais, o Jardim Botânico de 245.000 m² também conta com diversas trilhas para andar ao ar livre, como o Jardim das Sensações, e o Museu Botânico Municipal, que conta com uma vasta coleção de orquídeas.
2. Ópera de Arame
A Ópera de Arame é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, segundo a prefeitura do município. O palco, construído sobre um lago e cercado por uma vegetação exuberante, abriga concertos e apresentações de gêneros variados que certamente vão emocionar os visitantes. Se estiver em terras curitibanas, não deixe de fazer uma visita e, se possível, assistir a um espetáculo.
E, se você tiver o privilégio de passar por essa cidade tão peculiar e repleta de cultura, separamos 5 passeios indispensáveis para quem não sabe o que visitar em Curitiba, mas que quer conhecer a cidade e aproveitar o que há de melhor por lá. Confira a lista!
3. Centro Histórico
Também chamado de Setor Histórico ou Largo da Ordem, o Centro Histórico de Curitiba é uma região repleta de cultura e que remonta aos tempos de fundação da cidade, quando ainda era apenas a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com sua arquitetura de época e ruas estreitas.
Há muitos bares, restaurantes, museus, galerias, teatros e casarões preservados, que vão encantar o turista com olhar mais atento, e deve ser um item obrigatório na lista do que fazer em Curitiba para aqueles que desejam fazer uma imersão na cidade.
Dentre os espaços para visitar, vale a pena conferir a Mesquita de Curitiba (Imam Ali ibn Abi Talib), o Museu da Fotografia – Solar do Barão, o Bar do Alemão, a Praça Tiradentes e o Memorial da cidade. Conheça também a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, construída para o culto dos escravos, e visite a tradicional feira livre que acontece aos domingos, onde você vai encontrar muitas opções de artesanato e também comidinhas deliciosas para experimentar.
4. Museu Oscar Niemeyer
Muito conhecido também como o Museu do Olho, esta impressionante obra arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer é mais um espaço de parada obrigatória. O museu, por si só, já vale a visita mas, não bastasse isso, ainda abriga uma rica coleção de arte moderna, com pinturas, esculturas e fotografias distribuídas em galerias que vão tornar sua visita à Curitiba ainda mais inesquecível.
Além das diversas mostras que acontecem simultaneamente, o MON, como também é conhecido, conta com oficinas e cursos abertos ao público e espaço para café e lazer.
5. Parque Tanguá
O túnel escavado em uma rocha se abre para um mirante com vista deslumbrante, com 65 metros de altura. O local, uma antiga pedreira, tem 235 mil metros quadrados de área verde, incluindo um lago e uma linda cachoeira para completar o quadro deste que é um dos maiores, mais bonitos e mais visitados parques de Curitiba.
Há quem busque apenas um local tranquilo para uma caminhada, enquanto outros se organizam para fazer piqueniques em família. É possível passar o dia inteiro por lá, ou ir curtir o final da tarde com um pôr do sol de tirar o fôlego.
6. Mercado Municipal
Se você é do tipo que adora conhecer uma cidade sob a perspectiva de seus moradores, não pode deixar de visitar o Mercado Municipal. Com uma oferta generosa de iguarias regionais, e outros tantos produtos diferentes para levar e preparar em casa, é um ponto de parada quase obrigatório na sua lista do que fazer em Curitiba.
7. Torre Panorâmica
Imperdível para os aficionados por mirantes, a Torre Panorâmica da cidade oferece uma vista de 360 º da capital curitibana e também para a Serra do Mar. É um dos melhores lugares para curtir o fim de tarde e apreciar os encantos de Curitiba.
8. Santa Felicidade
O nome do bairro não é por acaso: por aqui é onde se encontram mais turistas, curtindo cada minuto dos mercadinhos, bares, restaurantes, quiosques e vendinhas que tem de tudo para deixar você e seu estômago muito felizes. Com um charme e um jeitinho bem italiano, tem muitas opções de refeições, beliscos, sobremesas, cervejas, cafés e muito mais.
9. Viagem de trem pela Serra do Mar
O passeio de trem de Curitiba a Morretes é um daqueles itens que simplesmente não podem faltar na sua lista do que fazer em Curitiba. Para quem pretende viajar com mais conforto e até algum luxo, não é um passeio barato. Além disso, certamente demanda mais tempo do viajante que estiver na capital curitibana, especialmente porque o trem segue devagarinho para que você possa aproveitar cada minuto das quatro horas de viagem.
Mas, olha… É uma experiência muito interessante para quem ama viagens com um quê diferentão, e também para os apaixonados por natureza, já que a vista oferecida pela Ferrovia Curitiba-Paranaguá ao longo da Serra do Mar é deslumbrante.
O destino é a pequenina cidade de Morretes, que aguarda os visitantes com o prato típico da região, que se chama barreado – um preparado com carne bovina longamente cozida com cebola, alho e outros temperos, e posteriormente misturado à farinha de mandioca. O retorno pode ser no próprio trem ou pela Estrada da Graciosa, que condiz com o nome: é realmente belíssima.
10. Rua 24 horas
Mais um ponto de encontro entre os visitantes e moradores da cidade, a Rua 24 horas é uma rua coberta que oferece muitas opções de lojas e restaurantes de vários tipos. Aqui é possível curtir um happy hour com os amigos do trabalho, fazer uma refeição romântica com alguém especial, ou simplesmente resolver pendências do dia a dia que não couberam no horário comercial.
Dica bônus: Linha Turismo
A Linha Turismo é um serviço local, em ônibus panorâmico, com 26 pontos de parada nas principais atrações da cidade. É possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos, subindo e descendo do transporte quantas vezes quiser no período de 24 horas após o primeiro embarque. O trajeto total dura cerca de 3 horas, e você pode optar por conhecer apenas algumas paradas pessoalmente, enquanto curte as outras pela janela.
Agora que você já conhece as 10 principais opções do que fazer em Curitiba, já pode começar a organizar sua viagem e preparar as malas. Não deixe de conhecer as seções do nosso blog para ter sempre as melhores dicas de viagem no Brasil e no exterior. Até a próxima!
*Com a colaboração de Paloma Kussler
Comentar