• Menu
  • Menu
Praias da Bahia

As melhores praias da Bahia

O litoral baiano é das regiões mais queridas entre os brasileiros dentro dos mais de sete mil quilômetros de extensão da nossa costa. Há opções de praias na Bahia para todos os gostos, por isso coloque o biquíni, a canga e o protetor solar na mala: está na hora de escolher o seu próximo destino de verão.

Abaixo listamos as melhores praias da Bahia

Praias Segunda e Quarta, Morro de São Paulo

Só um lugar como Morro de São Paulo pode simplificar os nomes das praias numerando-as! Enquanto as praias Primeira e Terceira parecem ser pontos de passagem, a Segunda e a Quarta têm públicos bem diferentes uma da outra. A Segunda oferece badalação, música, barraquinhas de caipirinha e água tão quente que parece uma sopa de gente sarada.

Já a Quarta praia é outra onda. Bem calminha e quase deserta, ela é ótima para quem quer namorar ou ler um livro. A única desvantagem aqui são as águas-vivas que por vezes aparecem. As pessoas locais falam que esfregar as entranhas de siri na queimadura cura o mal – e funciona!

Praia da Tiririca, Itacaré

Mergulhe os pés na areia, dance no ritmo do reggae e sorria: a praia de Itacaré tem uma vibe tão relaxada que você vai ponderar ficar ali para sempre. As barracas da praia têm funcionários com dreadlocks que atendem gringos e brasileiros com a mesma simpatia e calma de sempre. Enquanto alguns experimentam o slackline ou a pista de skate no alto da praia, outros sacodem o sal do mar na cascata à beira da praia ou surfam nas ondas perfeitas.

Se perfizer a rodovia entre Ilhéus e Itacaré, pare no mirante da Serra Grande para apreciar a vista incrível da costa baiana e também no quilômetro 28: a Cabana da Empada tem empadinhas bem recheadas e sucos naturais de belíssima qualidade.

Praia dos Nativos, Trancoso

A praia mais movimentada da região está situada ao norte da barra do Rio Trancoso e pode-se chegar a pé desde o Quadrado, a pitoresca pracinha no centro de Trancoso. Com águas calmas e recifes de coral, por lá não faltam grandes grupos de turistas passeando em tours guiados.

Por isso mesmo, os restaurantes na beira da praia têm preços salgados. Desde a praia dos Nativos é possível caminhar até o Rio da Barra, num percurso de cerca de uma hora, cortado por riachos que serpenteiam na orla.

Praia do Espelho, Caraíva

A 20 quilômetros de Trancoso em direção ao povoado de Caraíva, a Praia do Espelho é tão isolada quanto exuberante. As águas cristalinas variam de turquesa para azul marinho e de ondas inofensivas para piscina mansa, tudo no mesmo espaço. A areia é fininha e, pela falta de infraestrutura, vale levar comidinhas na bolsa para não ter que deixar a praia mais cedo do que o esperado. Só não se esqueça de levar o lixo de volta com você!

Para chegar lá de carro pela BR-101, vira-se na entrada do condomínio Outeiro das Brisas. Segue-se para a praia do Curuípe, onde deixa o carro (é cobrado estacionamento se deixar em frente às barracas). Depois, é preciso caminhar cerca de um quilômetro à beira-mar, em direção ao sul.

Praia do Forte, Mata de São João

Repleta de restaurantes, resorts e pousadas de luxo, a praia do Forte é uma das preferidas da costa baiana, mais pelo alto padrão dos serviços disponíveis do que pela praia em si. É o destino ideal para relaxar em família, já que as ótimas opções de barracas da praia vendendo caranguejo fresco não deixarão ninguém com fome, além, claro, das piscinas naturais que se formam na praia e são seguras para nadar.

Entre julho e novembro, é possível avistar baleias-jubarte no mar e, durante todo o ano, a praia abriga a principal casa do projeto de proteção às tartarugas marinhas Tamar, onde os aquários e tanques com os bichinhos atraem a todos (ingresso: R$ 16; abre diariamente, das 9h às 17h30).

Praia de Itacimirim, Costa dos Coqueiros

Salpicada de coqueiros e abençoada com piscinas naturais com águas mornas e areia fininha, este é um refúgio zen bem perto da praia do Forte e da Costa do Sauípe. Itacimirim é formada por uma estreita faixa de terra, entre o oceano Atlântico e as lagoas Guarajuba e Velado, por onde correm as águas do rio Itacimirim. A sua estrutura turística conta com acomodação que vai desde um resort de luxo a pousadas familiares e comidinhas servidas em barracas da praia ou bons restaurantes. A praia é lar de tartarugas marinhas, coqueiros e pássaros migratórios.

Costa do Sauípe

Esta badalada praia abriga um enorme complexo com cinco hotéis de luxo e cinco pousadas, que dividem entre si o spa e o centro esportivo, com tênis, golfe e atividades náuticas. Quem não está hospedado, precisa pagar uma taxa de permanência para curtir a praia. Dentro do complexo, a Vila Nova da Praia é uma pracinha com fachadas inspiradas na arquitetura colonial. Tem lojas de artesanato, restaurantes como o Terreiro Bahia (que serve pratos da região) e o Terra Brasil (excelente em frutos do mar), e bares como o Las Margaritas, especialista em coquetéis exóticos. À noite, há apresentações e shows animados no coreto.

Vale visitar o Parque Suípe, uma reserva de 66 hectares de Mata Atlântica com vales, lagoas e uma das maiores biodiversidades do estado. O leque de coisas para fazer no parque inclui passear na trilha ecológica, testar o equilíbrio na falsa baiana sobre rio, andar de caiaque, saltar de tirolesa e jogar paintball.

Praia da Barra do Jacuípe, Camaçari

Esta vila de pescadores nem parece estar a apenas 60 quilômetros de Salvador, tal é o sossego. A praia de areia branca fininha se encontra com o rio Jacuípe, numa paisagem que mistura dunas, mar e rio de forma elegante. Amantes de esporte vão amar a região, que oferece trilhas quase selvagens e canoagem, jet-ski, pesca e surfe – a praia já foi sede de campeonatos nacionais.

No porto é possível alugar uma canoa para passear no rio ou atravessar até uma ilha deserta, formada pelos rios Capivara, Jacuípe e pelo mar. É preciso ter cuidado durante a maré alta, quando a correnteza é forte.

Guia Viajar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *