Angra dos Reis é um daqueles lugares que nos ajudam a lembrar que o Rio de Janeiro é mais, muito mais do que apenas a capital carioca. Embora um dos destinos mais procurados seja mesmo a Cidade Maravilhosa, Angra dos Reis oferece uma infinidade de atrativos turísticos, paisagens, passeios e experiências incríveis, que fazem valer a pena o deslocamento até lá.
Dona de uma beleza natural impressionante, Angra dos Reis tem se tornado um dos pontos fortes do turismo no Rio de Janeiro, atraindo tanto os visitantes brasileiros, sejam eles originados do Rio ou de outros estados, quanto turistas estrangeiros.
Angra dos Reis: saiba mais sobre a cidade
Angra dos Reis foi descoberta pelos colonizadores portugueses, que se depararam com suas 365 belíssimas ilhas no ano de 1502. Desde então, suas praias e reservas ambientais permanecem praticamente intocadas, por conta da localização privilegiada e protegida.
Posicionada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Angra dos Reis tem uma mistura mágica entre o litoral e a serra. Além disso, é vizinha de cidades como Paraty e Rio Claro, que também atraem muitos turistas devido à preservação da arquitetura colonial, da cultura e da história.
Atrações naturais de Angra dos Reis
De praias à quedas d’água, a regra da cidade é agradar aos mais variados públicos. A área litorânea é uma das mais ricas de todo o Brasil, sendo ideal para mergulhos e a prática de esportes aquáticos. Duas das maiores, mais conhecidas e procuradas ilhas de Angra dos Reis são a Ilha Grande e a Ilha da Gipóia.
Ilha Grande
A Ilha Grande, inclusive, é um dos destinos mais procurados de todo o estado do Rio de Janeiro. Repleta de belas praias, como Lopes Mendes, Praia do Aventureiro, Grumixama, Parnaioca, Dois Rios, Caxadaço, Feiticeira e Praia dos Meros, oferece trilhas em meio à natureza com diferentes graus de dificuldade, passeios de barco ao redor da ilha e aquele ar bucólico que nos ajuda a desacelerar quase imediatamente. A estrutura é ótima, e há muitas opções de pousadas, hotéis e casas particulares para alugar durante todo o ano.
Os bares e restaurantes pé na areia transformam a experiência em algo ainda mais memorável. Nada como comer um peixinho frito ouvindo as ondas do mar, sentindo o vento no rosto e desfrutando do silêncio.
Ilha da Gipóia
Uma das ilhas mais próximas do continente, a Gipóia oferece inúmeras opções de praia, passeios em meio à mata, mergulhos, esportes aquáticos e muito mais. Dentre as praias mais conhecidas, estão a do Dentista, das Flechas, da Armação, das Amendoeiras, do Morcego e Vitorino.
Aqui você encontra a mistura perfeita de tranquilidade e agitação. Enquanto a Praia das Flechas é ideal para o descanso, com um mar calmo e transparente, águas propícias para banho e para passeios de caiaque, a Praia Grande é mais selvagem, atraindo surfistas e esportistas durante toda a alta temporada. Outras praias, como a de Jurubaíba, da Piedade e do Calhau, também são indicadas para pesca, prática de esportes náuticos e caminhadas. São destinos ótimos para quem quer entrar em contato com a natureza.
Angra dos Reis também conta com uma extensa lista de trilhas, unidades de preservação ambiental, quedas d’água, cavernas e grutas. A maior parte dessas atrações é aberta o ano inteiro e não possui custos para a visitação (embora algumas exijam roupas especiais, transporte particular e agendamento prévio).
Programação cultural em Angra dos Reis
As atrações culturais de Angra dos Reis são variadas, com festas e celebrações de diversos gêneros. A Festa do Divino é a mais tradicional e popular da região. Ela acontece desde meados do século XVIII, com notáveis manifestações das culturas portuguesas e africanas. A festa teve seu apogeu durante o ciclo do ouro, e permanece sendo realizada até os dias de hoje. A data varia de acordo com a Páscoa, pois é realizada cerca de cinquenta dias depois.
Embora frequentemente lembrada apenas pela beleza de suas praias, a cidade é dotada de um riquíssimo acervo patrimonial, com muitos edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os prédios mais belos e visitados são aqueles em estilo colonial, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e algumas igrejas, como a Igreja de Santa Luzia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. As ruínas do convento de São Bernardino de Sena e o convento do Carmo de Angra dos Reis também são destaques entre as construções religiosas e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa possui um museu com várias peças importantes da arte sacra.
Infelizmente, em agosto de 2024 o telhado centenário da Igreja da Ordem Primeira do Carmo, construída há mais de 400 anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desabou. O acervo histórico do local já havia sido removido, quando foi constatado o risco de desabamento alguns meses antes, e agora será incluído no projeto de recuperação do imóvel.
Compras em Angra dos Reis
Para quem quer fazer compras, o Angra Shopping Center, o Shopping Piratas e o Shopping Verolme são os lugares mais indicados. O Centro de Artesanato José Ricardo Magalhães é ideal para quem procura peças de arte típicas da região ou lembranças da viagem.
Gastronomia e hospedagem em Angra dos Reis
A gastronomia de Angra dos Reis é influenciada, também, por outros estados. A culinária mineira é muito presente nos restaurantes locais, como no Restaurante Fogão de Minas. Para quem prefere os frutos do mar, o Barítimo Restaurante é ideal. Os turistas podem contar com diversas opções, dos cafés, sorveterias, pizzarias e pastelarias aos restaurantes mais refinados.
As opções de hospedagem também são diversas, indo das pousadas mais baratas até vilas exclusivas, em ilhas e praias particulares. Tudo depende do que você pretende fazer durante sua estadia por lá: caso queira organizar passeios e uma passagem mais agitada, opte pelos bairros centrais. Se quiser privacidade, silêncio e esquecer da vida em frente ao mar, procure as opções mais afastadas.
Mais informações sobre Angra dos Reis
Para informações completas sobre a disponibilidade de cada ponto turístico e o que é necessário para visitá-los, acesse o site oficial da cidade.
*Com a colaboração de Thais Marconatto
Conheci Andra dos Reis ano passado e adorei o lugar, tanto que pretendo voltar em breve para explorar melhor a região. Estou pesquisando pontos turísticos e pousadas em Andra para minha próxima viagem.
Adorei as dicas, mais as atrações culturais e menos as praias.