• Menu
  • Menu
Igreja da Pampulha em Belo Horizonte

Belo Horizonte, a Cidade Jardim

A capital mineira se destaca por suas belas construções, como o Complexo da Pampulha, uma gastronomia regional extraordinária, e o carisma inigualável do povo mineiro. Veja aqui os principais pontos turísticos dessa grande cidade e planeje sua próxima viagem!

Principais pontos turísticos de Belo Horizonte

Quem vai a Belo Horizonte vai se surpreender com a variedade de atrações para os turistas. Além de muita riqueza cultural, com museus, igrejas e exposições por toda a cidade, há também uma gastronomia incomparável, que atrai legiões de apaixonados todos os anos. Se você vai visitar Beagá por alguns dias, prepare-se para descobrir e se apaixonar pelos encantos desta terra, que vão muito além do melhor pão de queijo do país.

Museus

Uma das coisas que a cidade tem de sobra são os museus: são mais de dez deles, com temas centrais diferentes mas igualmente encantadores. O Museu de Arte da Pampulha (MAP) é uma ótima atração. Projetado por Oscar Niemeyer na orla da lagoa a pedido de Juscelino Kubitschek, a construção já abrigou um grande cassino na década de quarenta. Hoje em dia, guarda obras de arte contemporâneas de artistas como Iberê Camargo e Di Cavalcanti.

Para quem gosta de programações culturais, outros dois pontos interessantes são o Museu de Ciências Naturais e o Museu da História da Inquisição do Brasil.

Conjunto arquitetônico da Pampulha

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é outra parada tradicional dos turistas. Além do MAP, ele inclui a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Dentre todas as construções, a igreja é a mais visitada. Ela foi inaugurada em 1943 e, como todos os projetos de Niemeyer, é extremamente moderna e arrojada. No interior, o destaque é a Via Sacra, constituída por catorze painéis pintados por Portinari. Os belos jardins foram arquitetados por Burle Marx.

Dentro do complexo, ainda foram criados uma praça, um orquidário e um parque ecológico. O último abriga diversos mamíferos, aves e répteis da fauna brasileira. Ele fica aberto de terça até quinta-feira para visitas agendadas. Já para o público em geral, os dias de visitação vão de sexta a domingo, das 8h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Circuito Cultural de Belo Horizonte

A Praça da Liberdade atrai os turistas por sua beleza e por ser o centro do Circuito Cultural de Belo Horizonte. Ele é formado pelo Espaço UFMG do Conhecimento, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu das Minas e do Metal, Memorial de Minas Gerais Vale e Centro de Arte Popular Cemig.

Além disso, a praça está rodeada por outros prédios importantes da capital mineira, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública. Nos fins de semana, as tradicionais feiras de artesanato e apresentações culturais diversas tomam conta do local. O espaço se enche de arte, música e de pessoas de todas as idades.

Praça Liberdade em BH
Praça Liberdade em BH (foto: Andrea Fregnani)

Mercado Central

Os turistas mais experientes já afirmaram – não há como visitar Belo Horizonte sem ir ao Mercado Central. Lá você pode encontrar de tudo: o tradicional pão de queijo, frutas, verduras, cerveja, queijos artesanais, carnes, artesanato, temperos, cachaças, cabeleireiros, flores, bijuterias, instrumentos musicais e ervas medicinais.

Nos bares do Mercado, a porção mais famosa é a de fígado acebolado com jiló na chapa. Os artigos religiosos também são um destaque, e um dos itens mais procurados é a pequena capela que abriga a imagem da Nossa Senhora de Fátima.

A diversidade cultural pode surpreender, já que, dentre tantos artigos tipicamente mineiros, é possível encontrar bancas árabes e indianas. O Mercado Central abre de segunda a sábado, das 7h às 18h. Já aos domingos e nos feriados, o horário de funcionamento vai das 7h às 13h.

Mercado Central de BH
Mercado Central de BH

Vida noturna

A vida noturna em Belo Horizonte é muito agitada, principalmente no bairro Savassi. Os tradicionais bares recebem diversos visitantes, assim como as variadas boates. O movimento fica intenso principalmente entre quinta-feira e domingo. Dentre os bares, está o Amsterdam Pub, que oferece um espaço descontraído para quem quer beber, escutar músicas, dançar ou simplesmente passar um tempo com os amigos.

Gastronomia de Belo Horizonte

A culinária de BH surpreende os turistas. Dos botecos aos restaurantes de alto nível, a comida mineira ganha um destaque especial. Com muito queijo e regados a cerveja artesanal, os pratos típicos como o frango com quiabo, o cozido à moda mineira e o bolinho de mandioca podem ser encontrados em praticamente todos os cantos da cidade. Mas não é só isso: você também pode aproveitar restaurantes italianos, japoneses, franceses e de diversos outros lugares do mundo.

Hospedagem

A variedade de hotéis na cidade é imensa, e você pode encontrá-los em todos os bairros de Belo Horizonte. Os preços variam bastante, então tudo vai depender do que você está buscando em termos de comodidade, conforto e luxo, e do seu orçamento.

Transporte20

Ônibus

O transporte coletivo de Belo Horizonte é bem completo: conta com trezentas linhas e uma frota com mais de dois mil veículos. A tarifa custa em torno de R$ 4,50.

Metrô

O Metrô de Belo Horizonte é operado pela empresa CBTU/Metro BH. Ele possui dezenove estações distribuídas em mais de vinte e oito quilômetros de extensão, e o bilhete custa R$ 5,30.

Táxi

O serviço de táxi na capital mineira é considerado o melhor da América Latina e é referência para outros estados brasileiros. A frota conta com mais de seis mil veículos.

*Com a colaboração de Thais Marconatto.

Fabiana Zveiter

Jornalista, redatora e produtora de conteúdo de todos os tipos, para todos os gostos e necessidades. Sou uma apaixonada pelo universo da escrita que ama histórias, viagens, cachorros, nerdices e afins. Sempre que posso estou de malas prontas para a próxima aventura.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *