A Rota Romântica é um daqueles trajetos extraordinários para se fazer de carro, curtindo cada momento ao lado da sua pessoa favorita. Localizada entre a planície do Vale dos Sinos, indo até o Planalto da Serra Gaúcha, fica a apenas 40 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e guarda muitas paisagens e experiências de tirar o fôlego.
Confira todas as informações e dicas que preparamos sobre a Rota Romântica para tornar esse o seu próximo destino de viagem.
Rota Romântica: o que é e onde fica
A Rota Romântica é um trajeto turístico localizado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Inicialmente colonizada por imigrantes alemães na primeira metade do século XIX, a rota tem muitos elementos da cultura germânica na arquitetura, na gastronomia, no sotaque e na maneira de viver dos habitantes.
Com aproximadamente 184 quilômetros de extensão, considerando como extremos os municípios de São Leopoldo e São Francisco de Paula, a Rota Romântica passa por outras catorze cidades. Cada uma delas tem seus atrativos e seu próprio charme, mas sem dúvida é o “conjunto da obra” que torna a experiência dessa viagem tão especial e memorável.
Os municípios que fazem parte da Rota Romântica são:
- São Leopoldo
- Novo Hamburgo
- Estância Velha
- Ivoti
- Dois Irmãos
- Morro Reuter
- Santa Maria do Herval
- Presidente Lucena
- Linha Nova
- Picada Café
- Nova Petrópolis
- Gramado
- Canela
- São Francisco de Paula.
Vale dizer que os municípios de Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula também fazem parte da chamada Região das Hortênsias. Assim como a Rota Romântica, essa região é responsável por atrair muitos turistas durante o inverno e período de férias escolares, tanto pela paisagem deslumbrante quanto pela herança cultural européia.
O que tem na Rota Romântica
Além da paisagem, que sem dúvidas irá render fotos belíssimas, a Rota Romântica também oferece aquele friozinho irresistível e muitos outros atrativos. A presença forte e muito marcante da cultura germânica é algo que costuma chamar bastante atenção dos visitantes, especialmente pelas festas típicas, jardins harmoniosos, feiras, bandinhas e grupos folclóricos.
A natureza dá um show à parte e oferece desde passeios mais tranquilos aos mais radicais. Para quem gosta, há também atrações noturnas, bares e restaurantes de diversos tipos, com muitos pratos diferentes para experimentar.
Com relação às hospedagens, a Rota Romântica também tem de tudo: desde os hotéis luxuosos e requintados para momentos íntimos a dois, até as típicas pousadas coloniais que são perfeitas para os viajantes que estão fazendo turismo em família.
É durante o outono que a Rota Romântica oferece aos viajantes todo o seu esplendor. A cada curva, os túneis formados pela copa das árvores deixam o cenário digno de filmes. Já mais próximo à chegada do verão, são as hortênsias que tomam conta do pedaço com seus lindos buquês coloridos.
Destaques da Rota Romântica: principais atrativos
Como dissemos, a Rota Romântica passa por catorze municípios diferentes, cada um com seus atrativos de destaque. Confira a seguir alguns dos pontos altos que você não pode deixar de conferir quando estiver passando por lá. Mas, uma dica: há muito mais do que indicamos aqui, e as experiências são únicas para cada viajante!
São Leopoldo
Santuário Sagrado Coração de Jesus e Cemitério dos Padres
Conhecido também como Padre Reus, tem uma arquitetura única e muito interessante. É o destino dos devotos do padre João Batista Reus, mas vale a visita mesmo que você não seja católico.
Novo Hamburgo
Os Caminhos de Lomba Grande são uma região cheia de belas paisagens e natureza preservada. Ideal para passar o dia ao ar livre, ter contato com animais, passear de bicicleta ou a pé.
Estância Velha
Com o charme que só as cidadezinhas têm, esse destino tem um “caminhódromo” e uma pracinha bucólica onde os moradores e os visitantes se reúnem para tomar chimarrão, bebida típica do sul do país.
Ivoti
Esse município faz parte da chamada Rota Enxaimel, uma técnica de construção tipicamente alemã que utiliza o encaixe de vigas de madeira para a montagem de paredes e telhados. Com cinco caminhos autoguiados e com níveis de dificuldade diferentes, permite que os turistas circulem por estradinhas vicinais e também por outras asfaltadas, com maior fluxo de carros.
Dois Irmãos
Lar da Rota Colonial Baumschneis, composta por empreendedores que aprem as portas de suas casas para receber os turistas e apresentar o melhor que a colônia pode oferecer, tanto em termos de gastronomia quanto de hospitalidade.
Morro Reuter
Tem várias igrejinhas, armazéns e um belíssimo lavandário, com 15 mil pés de lavanda por onde o visitante pode caminhar, fazer um piquenique e até colher seu próprio buquê. A cidade conta também com um interessante obelisco feito por livros logo na entrada da cidade.
Santa Maria do Herval
Belíssimas cascatas dão o charme a essa pequena cidade, que tem também o Balneário Kunzler, um parque próprio para lazer e descanso com estrutura completa de piscinas, churrasqueira e quadra para passar o dia em família ou com amigos.
Presidente Lucena
A cada dois anos a cidade recebe a Schmierfest, uma celebração realizada no Parque de eventos Egon Gewehr. O local é ideal para caminhadas tranquilas em meio à natureza e momentos de repouso, relaxamento e contemplação.
Linha Nova
Paisagens rurais, clima de montanha, e muitas casas no estilo Enxaimel preservadas, essa cidade é conhecida também como o berço das cervejarias do Rio Grande do Sul. Oferece opções de turismo de aventura, contato com tradições trazidas pelos imigrantes europeus e muita beleza natural.
Picada Café
Um roteiro para quem deseja desfrutar de momentos de paz, lindas paisagens, uma gastronomia colonial irresistível e cervejas artesanais orgânicas produzidas de maneira sustentável.
Nova Petrópolis
Além dos parques que reúnem as aldeias Bávara e Histórica, que mostram o processo de imigração alemã, possui inúmeros restaurantes, museus, lojinhas de artesanato, de roupas e produtores de cerveja artesanal que valem a pena conhecer. Conta, também, com várias opções de ecoturismo, incluindo voo livre.
Gramado
Vinícolas, lojas e fábricas de chocolate, parques temáticos, exposições, vida noturna, turismo rural… Gramado tem tudo isso e muito mais! Não é por acaso que se tornou um dos principais destinos de turismo do país, especialmente no final do ano, quando encanta a todos com o Natal Luz.
Canela
Ainda que muita gente continue achando que Canela é apenas uma extensão de Gramado, a cidade tem muitos atrativos interessantíssimos e capazes de ocupar vários dias de passeio. Dentre eles, além dos parques temáticos para crianças e adultos, há muita gastronomia de ótima qualidade, cervejarias e atrações ao ar livre.
São Francisco de Paula
Restaurantes, pousadinhas e campings aguardam os viajantes que quiserem conhecer essa pequena cidade um pouco mais do que apenas de passagem. A calma e a tranquilidade típicas do interior estão presentes em cada esquina! Abriga também nada menos do que o maior complexo da América Latina, com trilhas, quedas d’água e área de camping.
Como aproveitar a Rota Romântica
A Rota Romântica é, sem dúvidas, o trajeto mais bonito de Porto Alegre para Gramado. Mas, se você é do tipo que enjoa em viagens de carro, tenha em mente que essa se dá em plena Serra Gaúcha e que há curvas, muitas curvas, para todos os lados.
Uma alternativa para desfrutar da experiência sem que ela se transforme em um filme de terror é sair de Gramado, Nova Petrópolis ou São Francisco de Paula, em vez de ter como ponto de origem a capital gaúcha.
A outra dica, que talvez seja tão importante quanto, é: vá sem pressa. O grande barato da Rota Romântica é, justamente, aproveitar cada minutinho. Tirar fotos, parar para lanchar, fazer comprinhas e tirar ainda mais fotos, enquanto desfruta da companhia de quem você ama.
Então, reserve cerca de uma semana para curtir todo o trajeto, fazendo paradas estratégicas nas cidadezinhas, seja para dormir, fazer uma boa refeição ou conhecer os atrativos locais.
Caso vá na baixa temporada, você pode se aventurar e descobrir os locais onde vai se hospedar na hora mesmo. Do contrário, faça reservas com antecedência para garantir preços mais baixos e também vagas, já que locais como Gramado e Canela costumam ficar totalmente lotados nas épocas mais concorridas do ano.
Dá pra fazer bate e volta na Rota Romântica, indo e voltando no mesmo dia? Dá. Mas pense bem: esse é considerado um dos trajetos mais bonitos do mundo, com várias oportunidades de parar, apreciar a vista – e a vida! – e colecionar momentos que vão viver na sua memória para sempre. Que tal, então, desacelerar? Boa viagem e até a próxima!
Comentar