Os restaurantes de comida japonesa, além de terem sabores diferenciados da culinária tradicional, oferecem pratos e petiscos deliciosos. Normalmente, os ambientes são elegantes e aconchegantes, decorados segundo a cultura do país, proporcionando uma experiência ainda mais especial.
Caso você esteja no Rio de Janeiro e deseje saborear um bom sushi, confira essa lista dos melhores restaurantes de comida japonesa da região.
O que é servido num restaurante de comida japonesa?
Restaurantes de comida japonesa costumam servir diversas opções de sushis, sashimis, niguiris e similares, opões que levam peixe cru, normalmente salmão, em sua composição. Além disso, deliciosos pratos quentes como yakisoba, risotos e harumakis podem ser encontrados nestes estabelecimentos, sendo boas opções, principalmente, para quem etá começando a conhecer e experimentar a culinária japonesa.
Como é a alimentação japonesa?
A comida japonesa, tradicionalmente, é composta por arroz e peixe, junto de sopas, carnes e picles. Os pratos costumam ser bem temperados e a maioria deles leva molhos e acompanhamentos, como:
- missô, uma pasta de soja,
- shoyu, um molho de soja,
- wasabi, uma raiz de sabor forte,
- dashi, uma especiaria de caldo de peixe ou carne,
- karash, um tipo de mostarda,
- mirin e sake, uma bebida alcoólica a base de arroz.
Todos os restaurantes de comida japonesa são em formato de rodízio?
Alguns restaurantes de comida japonesa servem os pratos em formato de rodízio, outros disponibilizam o alimento em formato de buffet e ainda outros servem os pratos individuais como a la carte. As opções de rodízio e buffet tendem a oferecer maiores variedades e opções para que o cliente possa experimentar diversos tipos e sabores de sushis e semelhantes.
Quanto custa uma refeição de comida japonesa no Rio de Janeiro?
Os valores para uma refeição japonesa no Rio de Janeiro variam. Aspectos como, formato (buffet ou rodízio), localização, requinte, quantidade de pratos, horário (almoço ou jantar) podem interferir. Porém, o investimento costuma ficar entre R$49 e R$130 por pessoa.
Melhores restaurantes de comida japonesa no Rio de Janeiro
Conheça, abaixo, as melhores opções de restaurantes para apreciar uma deliciosa comida japonesa no Rio de Janeiro.
Ginger Sushi
O Ginger Sushi é um restaurante jovem e despojado. Localizado no Shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca, o local conta com um amplo salão bem iluminado e composto por ambientes cobertos e ao ar livre, além de um cardápio bem completo que é servido em formato de rodízio para agradar a todos os paladares.
Hachiko
O restaurante japonês Hachiko oferece um menu com combinações diferenciadas. Ele está localizado ao lado do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes. Além de seus sabores surpreendentes, o restaurante se encontra em um charmoso sobrado de estilo colonial, o que torna a experiência ainda mais interessante e aconchegante.
Yumê
O Yumê fica em um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico do Rio que está localizado no bairro do Jardim Botânico. Seu diferencial é a estrutura do espaço, dividida entre diversos ambientes, pois, além de um sushibar e salas privativas, o restaurante conta ainda com um incrível espaço zen com teto retrátil e um lago com carpas. No cardápio, você encontrará clássicos da culinária oriental, como:
- temaki,
- sashimi,
- tartare,
- frutos do mar,
- iguarias típicas do Japão.
Manekineko
O Manekineko é uma rede de restaurantes japoneses que, além de contar com três pontos de delivery na cidade, tem mais cinco unidades no Rio de Janeiro. Elas estão distribuídas entre os bairros:
- Humaitá,
- Itanhangá,
- Casashopping,
- Leblon,
- Ipanema.
No cardápio, encontra-se o melhor da culinária japonesa em pratos com sushis e sashimis. Além disso, a apresentação dos pratos que é bastante diferenciada, que combinam com a decoração vibrante e os ambientes aconchegantes, proporcionando uma experiência ainda mais incrível.
Via Farani
No Via Farani, você encontra dois ambientes bem distintos em um mesmo restaurante: no térreo, são servidos pratos da cozinha italiana, enquanto no primeiro andar, comida japonesa. Apesar de diferentes devido à cultura de cada culinária, os dois ambientes são belíssimos e convidam a ficar mais um pouquinho. Mas, como o assunto aqui é rodízio de comida japonesa, vamos nos ater apenas ao andar superior. Localizado no Botafogo, o Via Farani serve temakis, sashimis, harumakis, yakissoba, tempurá entre outros pratos típicos.
Gendai Premium
O Gendai Premium é considerado um dos melhores restaurantes de comida japonesa do Rio de Janeiro. Seu atendimento vip oferece um serviço diferenciado. O estabelecimento, com ambientes luxuosos e modernos, promete privilegiar a exclusividade e individualidade de cada cliente em suas duas unidades na cidade de Niterói – RJ.
Todo o seu menu é inspirado cultura japonesa, com sabores próprios da culinária oriental combinados com aromas e sabores tropicais do Brasil.
Nagayama
O Nagayama conta com uma unidade no Rio desde o ano de 2013 e é um dos estabelecimentos pioneiros da culinária nipônica fora do bairro da Liberdade, em São Paulo. A apresentação dos pratos é belíssima e o restaurante ainda oferece diversas opções de bebidas e drinks para acompanhar a refeição. Tanto pratos típicos quanto opções modernas de ingredientes inovadores estão disponíveis em seu cardápio. Os ambientes do local também são extremamente agradáveis e acolhedores.
Gurumê Ipanema
O Gurumê Ipanema pertencente a uma rede de restaurantes que contempla a cozinha oriental contemporânea como base do seu menu. Os pratos são pedidos e servidos individualmente e não em formato de rodízio ou buffet como na maioria das opções anteriores. No entanto, os sabores são incríveis e vale a pena experimentá-los.
Com o conceito japa fusion o Gurumê Ipanema une o tradicionalismo japonês com toques de sofisticação. A unidade de Ipanema, que fica entre a praia e a Lagoa Rodrigo de Freitas, conta com um salão amplo, mezanino, e decoração elegante. Além dessa unidade, você também encontra a marca nos bairros São Conrado, Barra da Tijuca e Botafogo.
Haru Sushi Bar
O Haru Sushi Bar fica em Copacabana e é mais uma opção deliciosa de rodízio de comida japonesa no Rio de Janeiro. Com um local descolado, ele fica na entrada de uma galeria e conta com mesas no seu interior e também na calçada. É um lugar bacana para turistas que desejam apreciar um menu contemporâneo em um lugar confortável e leve. O local conta ainda com um balcão com sushiman que oferece atendimento exclusivo. Os ingredientes do cardápio são frescos e trazem o melhor da culinária oriental.
Mitsuo Japinha
O Mitsuo Japinha tem unidades nos bairros de Flamengo e Méier que, com cardápios variados e opções saudáveis, oferecem diversos pratos de qualidade e sabor acima da média aos clientes. O restaurante se destaca pela maneira de servir e atender os seus visitantes, trazendo maior exclusividade.
Além disso, o Mitsuo Japinha serve um menu degustação a cada dia, ideal para quem deseja conhecer sabores diferenciados e pratos preparados com muito cuidado e personalização para cada pessoa.
Curiosidades sobre a culinária japonesa
Existem muitos boatos e curiosidades sobre a culinária japonesa que, por vezes, fazem com que algumas pessoas desenvolvam certo tipo de preconceito com tal alimentação. No entanto, no intuito de desmistificar o assunto, selecionamos algumas curiosidades sobre as comidas japonesas:
- nem todos os pratos levam peixe,
- existem pratos que não são crus,
- a comida japonesa é boa para digestão,
- o molho shoyu pode suavizar e harmonizar os sabores dos pratos,
- o molho shoyu não causa aumento da pressão arterial,
- o sushi brasileiro é muito próximo dos sushis tradicionais japoneses.
Quais são os benefícios da culinária japonesa?
As iguarias japonesas são deliciosas e apaixonantes. Essas tradições milenares entregam muito sabor em poucas calorias e oferecem ótimos benefícios para a saúde, como a ação oxidante ao consumir os chás verde, branco e vermelho, muito comuns nessa cultura. Além disso, algumas raízes auxiliam na eliminação de toxinas.
A comida dos japoneses também é rica em proteínas. Assim como a soja, por exemplo, ajuda na redução de compostos anti-nutricionais, outros alimentos, como wasabi e gengibre, favorecem uma boa digestão e o emagrecimento quando combinados com a vegetação marinha rica em minerais e vitaminas, que também acelera o metabolismo.
Ao consumir alimentos desse tipo de dieta, poderá haver melhora na saúde cardiovascular, já que os peixes são ricos em ácido-graxo e ômega 3, substâncias essenciais para manter o coração saudável.
Agora que você conhece mais sobre a culinária japonesa, seus pratos e benefícios, apreciá-la pode ter se tornado uma ideia ainda mais interessante! Visite os melhores restaurantes de comida japonesa no Rio de Janeiro e saboreie comidas deliciosos em ambientes sofisticados.
Caso esteja viajando ou planejando viajar com um amigo, compartilhe este conteúdo com ele para escolherem o restaurante que mais lhes agrada!
Gurume tem rodizio ?