• Menu
  • Menu
São Miguel dos Milagres

O que fazer em São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres, ou apenas Milagres, é uma cidade Alagoana que encanta os turistas pela sua simplicidade.

O destino faz parte da Rota Ecológica, um pedacinho do litoral Norte conhecido pelas suas pousadas rodeadas de verde, praias com piscinas naturais e sombras formadas por coqueiros.

A cidade ainda faz parte da chamada Costa dos Corais, uma extensa área de preservação ambiental e a segunda maior barreira de corais do mundo.

Ao longo desse litoral, formado apenas por cidades de pequeno porte, você encontra um lugar para relaxar, com um mar morno, águas esverdeadas e trechos formados por piscinas naturais, nos quais é possível conhecer por meio de um passeio de jangada.

Para quem adora conhecer paisagens naturais, o município de São Miguel dos Milagres é um destino indispensável para descobrir maravilhas do Nordeste.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais desse paraíso, separamos as cinco melhores dicas para a sua viagem ser inesquecível. Acompanhe a leitura!

Onde está localizada São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres está localizada no litoral norte de Alagoas. A pequena cidade fica por volta de 100 km da Capital de Maceió e faz parte da conhecida Rota Ecológica dos Milagres, junto aos municípios de Passo de Camaragibe e Porto de Pedras.

O destino faz parte da Costa dos Corais, abrangendo uma parte do litoral de Pernambuco e Alagoas. Tendo início em Tamandaré-PE e terminando no Rio de Meirim, em Maceió.

Grande parte dos viajantes chegam ao local pelo Aeroporto de Maceió, que é o mais próximo da cidade. No entanto, algumas pessoas optam por viajar pelo litoral pernambucano, chegando pelo Aeroporto de Recife.

São, aproximadamente, 120 km de costa, no qual inclui mais de 10 municípios dos dois estados, incluindo Maragogi (AL), Porto de Galinhas (PE) e Praia dos Carneiros (PE), ou seja, ao organizar a sua viagem para São Miguel dos Milagres, você pode incluir a contemplação das praias do litoral pernambucano e alagoano no roteiro.

5 dicas do que fazer em São Miguel dos Milagres

O grande motivo do sucesso de Milagres está em ser um destino simples, porém com uma vista linda de refúgio ao paraíso.

A cidade possui 5 praias de areais brancas e beleza preservada e ainda atividades como passeio de barco, visita ao santuário do peixe-boi, passeio de buggy pela região e claro, a contemplação de suas piscinas naturais.

Além disso, outros pontos turísticos da cidade, garantem um lugar ainda mais aconchegante, como os cenários repletos de casas e igrejas antigas que são uma bela visão para incrementar a viagem de férias.

Abaixo, você confere as 5 dicas do que fazer em São Miguel dos Milagres:

1 – Praias da cidade

Cobertas por areia clara, coqueiros, recifes com peixes de várias espécies, as praias da região são ótimas para descansar.

A praia do Toque é considerada a mais encantadora e aconchegante, com piscinas naturais em alto-mar. Tem também o Riacho que é deserto em determinados pontos. Sem esquecer do Porto da Rua, com um visual repleto de barcos.

Praia do Toque
Praia do Toque

2 – Passeio de barco

Para explorar a região, os passeios de barco são uma ótima alternativa em meio às águas do Rio Tatuamunha, sendo possível ver os peixes-boi nadando entre os manguezais. As águas são mornas e cristalinas, rodeadas de belíssimas paisagens naturais e rota ecológica.

Rio Tatuamunha
Rio Tatuamunha

3 – Santuário do Peixe-boi

Impossível conhecer São Miguel dos Milagres e não dar uma passada no Santuário do Peixe-boi, um dos poucos lugares do Brasil onde é permitido presenciar o mamífero ameaçado de extinção. Projeto posicionado às margens do rio Tatuamunha, tem sido importante para a preservação da espécie.

Santuário do Peixe-boi
Santuário do Peixe-boi

4 – Passeio de Buggy

Uma dica é aproveitar as praias localizadas em São Miguel e arredores nos passeios de buggy. É possível alugar o veículo na região, mas é importante saber que eles não têm permissão para circular nas margens. Você pode percorrer a rodovia local e parar em pontos estabelecidos – onde é possível tomar banho e fotografar.

Passeios de buggy em São Miguel
Passeios de buggy em São Miguel

5 – Piscinas naturais

Mergulhar já é encantador, ainda mais se for em uma piscina natural e exuberante com água transparente. As mais concorridas ficam na praia do Toque, a apenas dez minutos de viagem de jangada. É necessário ficar em alerta quanto à maré alta, pois as piscinas acabam sumindo. Certifique-se com os jangadeiros da região e acerte um horário.

Piscinas naturais
Piscinas naturais

Impossível olhar para esses lugares e não ter vontade de conhecer, não é mesmo?

Qual a melhor época para ir a São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres é uma cidade muito quente e, por essa razão, é possível curtir suas belas praias em qualquer época do ano.

A temperatura média anual da cidade é de 25°C, porém é importante saber que entre os meses de abril e agosto as chuvas são mais frequentes.O mês que mais costuma chover é julho e, mesmo assim, isso não impede bons dias de sol durante o inverno, isso porque, normalmente as chuvas são passageiras.

No entanto, é fundamental ter essas informações para programar a sua viagem em períodos mais secos, como é o caso dos meses de outubro e novembro, por exemplo, conforme a imagem abaixo:

Tempo em São Miguel dos Milagres
Tempo em São Miguel dos Milagres

Tudo pronto para conhecer São Miguel dos Milagres?

Depois de todas essas dicas você está pronto para conhecer São Miguel dos Milagres e aproveitar a viagem da melhor maneira possível.

O litoral norte alagoano é um lugar de natureza preservada, com lindas praias e piscinas naturais, isso sem contar nos cenários deslumbrantes que você irá se deparar, enquanto faz incríveis passeios pela cidade.

Milagres é, sem dúvida alguma, uma vila acolhedora, no qual os moradores esbanjam simpatia. Você não irá se arrepender de todas as possibilidades que a pequena cidade pode oferecer.

Em média, três dias são suficientes para conhecer as principais praias e pontos turísticos da cidade. Entretanto, se você deseja curtir o mar sem pressa, vale a pena investir em uma viagem mais longa e aproveitar tudo sem moderação.

Agora é só planejar a viagem e curtir todos os momentos que esperam por você e, por falar nisso, você já escolheu em qual lugar vai primeiro? Conte para a gente nos comentários.

Se você deseja saber um pouco mais sobre os lugares próximos de São Miguel dos Milagres, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre a viagem para Porto de Galinhas!

Vanessa Menegueci

Formada em Letras, pedagogia e artes visuais. Escreve desde a adolescência e acredita que palavras modificam as pessoas e mudam o mundo.

Ver história

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *