Hoje em dia, fotografar é colecionar momentos, virou hábito fotografarmos o cotidiano, estamos sempre com a câmera do celular apontada para algo, e naturalmente, quando viajamos, esse ato se torna excessivo, visto que queremos fotografar cada detalhe da viagem.
Em uma viagem tudo vira clique para guardarmos de recordação além da memória. Tiramos fotos em pontos turísticos, em restaurantes, na frente de obras artísticas, em praias, também fazemos o registro de paisagens, objetos, enfim, tudo que achamos interessante.
Quem nunca tirou foto segurando um bom drink? Ou um prato de comida bonito? Hoje em dia tudo é contado por meio da fotografia, contamos desde pequenos detalhes, até grandes histórias através das imagens.
O que as fotos significam para você?
Eu tenho o hábito de fazer, de uma foto, uma história para minhas redes sociais. E a maioria dos meus registros é de pessoas ou paisagens, gosto de pegá-las ao natural, em uma conversa, ou concentradas em seus próprios pensamentos, me intrigam os olhares para fora da câmera. Acho interessante capturar aquele pequeno momento ali, para sempre, visto que você nunca mais conseguirá repetir a sua foto com exatidão, pois todas as fotos são diferentes uma da outra.
As fotos representam um estado, algo que está e depois não mais, elas trazem emoções e sentimentos diferentes para cada pessoa.
Quando olhamos as fotos de uma viagem que foi boa para nós, ficamos com uma sensação de quero mais, um sentimento de saudade, uma vontade de reviver. E dependendo, se a viagem foi ruim, ficamos angustiados e acabamos nos lembrando das coisas que nos fizeram desgostar daquele momento.
Porém, mesmo que eu tire diversas fotos quando viajo, as minhas fotos normalmente têm algo em comum, seja as cores, o ângulo, ou os mesmos filtros. Todas seguem um padrão, e ele é o meu estilo de fotografia.
Qual gênero você prefere fotografar?
Existem diversos gêneros de fotografia, listamos aqui somente os mais usados em viagens. Claro que cada um tem sua particularidade, e é uma ótima opção dar uma estudada no que você mais gosta para melhor fazer suas fotos.
• Foto sincera
Aquelas que são mais espontâneas, registradas em momentos relaxados, mais descontraídos, onde a foto é tirada exatamente como está acontecendo, sem pose ou preparação, normalmente tirada de pessoas.
• Foto paisagem
Retrata um cenário, mais comum no meio ambiente, quase sempre quem é fotografada nesse gênero é a mãe natureza. As pessoas costumam fotografar o mar, montanhas, campos, parques, e todo tipo de paisagem que deslumbre os olhos.
• Foto de comida
Existem redes e perfis somente para fotos de comida, pode ser qualquer tipo, pratos elegantes, comidas que vão de mais sofisticadas às mais comuns, e bebidas e sobremesa estão sempre em cliques também. Nesse gênero é bom ter cuidado com o ângulo, visto que ele pode mudar a beleza de cada prato.
• Foto de arquitetura
Edifícios que possuem cores, formatos ou estruturas diferentes são os que mais chamam atenção para fotografar, podem ser fotos tanto internas quanto externas.
• Foto de rua
É a captura do espaço público sem mexer nada, ele exatamente como se vê, imagens do cotidiano, da vida como está acontecendo.
Fotografando com excelência
Se você está neste conteúdo, provavelmente você, assim como eu, só sabe o básico de fotografia, por isso preparei essas dicas para te ajudar a fazer as melhores fotos possíveis nas suas próximas viagens.
1. Escolha sua câmera
Escolher a sua câmera é o principal para fotos de qualidade, claro que a câmera não faz o fotógrafo, mas já dá uma boa ajuda. Não é necessário ter somente câmeras profissionais para fazer uma boa foto, claro que se você tiver ou puder comprar uma, melhor será sua imagem.
Porém, se você for usar seu celular, opte por smartphones que possuam mais configurações de fotografia e maior sensor. Alguns smartphones que podem fazer fotos incríveis são o Infinix Zero e o Infinix Note 10, modelos que você pode encontrar fácil em lojas como a Amazon.
2. Luz
A iluminação do local é importante para que você não precise fazer muitas alterações manuais na edição da foto. A luz ajuda a deixar a foto mais nítida, portanto se você quer fazer uma foto diurna escolha bem seus horários para ter uma iluminação mais natural. Se a foto for à noite ou no pôr do sol, ajuste o ISO manualmente.
3. Zoom
Existem dois tipos de zoom, o zoom óptico e o zoom digital. O zoom óptico é normalmente encontrado em câmeras profissionais e ele é uma aproximação da imagem, o que não distorce ou perde a qualidade da fotografia. Já o zoom digital só simula a aproximação, fazendo somente uma ampliação da imagem, tirando assim a qualidade da foto. Portanto, se seu equipamento não possui o zoom óptico, prefira se aproximar do local a dar o zoom digital, para não comprometer a sua foto.
4. Enquadramento
o enquadramento é um fator importantíssimo para uma boa foto, defina o que aparecerá na foto, quais objetos, quais pessoas, e tire do espaço o restante. Use a regra do terço, para isso você precisa imaginar duas linhas verticais e duas horizontais atravessando o visor da câmera, no meio, onde as linhas se cruzarem é onde o seu ponto de interesse precisa estar.
5. Fundo
Independente da fotografia o fundo deve ser harmônico, cuide para deixar a imagem “limpa”, sem muitas distrações. Prefira fundos que combinem com a composição da sua foto, sem tirar o foco dela.
6. Edição
A edição é a última etapa da foto, há quem prefira não fazer, e deixar a foto exatamente como foi tirada. Mas a grande maioria gosta de editar para dar um toque final, e nesta etapa é muito utilizado aplicativos de edição, além dos ajustes que possuem na câmera. Existem diversos aplicativos que cumprem bem com a quantidade de ajustes, além de efeitos que dão uma mudada no visual da foto.
Ao editar a foto, os principais ajustes para você mexer são: exposição, sombras, contraste, saturação e clareza. Dando uma regulada nesses ajustes, você já vai se surpreender com o resultado.
Este foi o meu guia de como montar boas fotos para você utilizar nas suas próximas viagens, espero que tenha gostado e faça muitos cliques com essas dicas.
Comentar